quinta-feira, outubro 14, 2010

"O Meu Orçamento" ou "O Mau Orçamento"?

Nesta triste história das “sugestões” sobre o orçamento, a demagogia e o populismo andam de braço dado com a ignorância mais rasteira e de quem lhes dá guarida. Mas enfim, a democracia também é isto e nada tenho a opor, mas a esclarecer.

Na secção do “Jornal de Negócios” destinada a tais sugestões dos leitores (“O Meu Orçamento”), pode ler-se a dado passo: “Artur Gouveia declara que o imposto, além do tabaco, deveria incidir nas bebidas de elevado teor alcoólico, dando o exemplo do whisky e do vodka, mas sem afectar o vinho e a cerveja, que são produzidos em Portugal. Por sua vez, dever-se-sai (sic) proceder a um agravamento de 35% do IVA para os produtos deste sector produzidos fora do território nacional, segundo o leitor Ricardo Carvalhas.”

Ora vamos lá aos esclarecimentos:
  1. Talvez o cidadão Artur Gouveia não saiba que whisky, vodka e outros destilados (enfim, também a cerveja, tradicionalmente para defesa do sector vitivinícola) já estão sujeitas ao pagamento do imposto sobre o álcool, que incide sobre grau alcoólico, o que não acontece com o vinho que, para além disso, apenas paga 13% de IVA, e não 23%. Em Espanha e Itália (dois países grandes produtores de vinho), por exemplo, paga 16% e 20% de IVA, respectivamente.
  2. Quanto ao cidadão Ricardo Carvalhas, partindo do errado e absurdo princípio de que as regras da UE permitiriam uma distinção entre importação e produção local (mas esta gente, ao fim de 25 anos, ainda não entendeu o que é a “Europa”?), o que aconteceria com a sobretaxação de álcool importado seria o aparecimento em força do contrabando, da “candonga” e da contrafacção. E lá se iria a receita fiscal, claro!

Que raio, ainda não chega de disparates ou isto também não é enganar o “povo”?! "Participação Cívica"? Bullshit!

2 comentários:

Anónimo disse...

Não é por acaso que chegámos, enquanto país, ao estado em que estamos.
Participação civica, claro. Mas a nossa "coltura" de séculos não nos permite chegar mais longe. Quando se elegem corruptos condenados pelo tribunal. para cargos autarquicos (este é só um pequeno exemplo) não podemos esperar outra coisa que não seja o "bullshit".

Cumprimentos

JC disse...

Não posso deixar de estar de acordo...