quarta-feira, outubro 13, 2010

A "Noite das Facas Longas" de Passos Coelho?

A 30 de Junho de 1934, Adolf Hitler, sob pressão da Reichswehr e dos interesses da grande indústria alemã, desencadeou uma ofensiva destinada a liquidar a ala “revolucionária”, anti-capitalista e pequeno-burguesa, do NSDAP, corporizada nas Sturmabteilung (SA) dirigidas por Ernst Röhm. Para a História, tal acção, executada pelas Schutzstaffel (SS) e pela GeheimStaatspolizei (Gestapo), ficou conhecida como “Nacht der langen Messer”, ou “Noite das Facas Longas”, e iniciou aquilo que se poderia chamar de “normalização” e “institucionalização” do regime nazi.

Não querendo estabelecer quaisquer paralelismos ou identificações ideológicas (completamente inexistentes, convém esclarecer os mais apressados), mas sim de situações, parece-me bem que, com as enormes pressões sobre Passos Coelho vindas de importantes nomes do regime e, agora, também da Banca, pode ser que pouco mais reste ao presidente do PSD do que preparar a sua “Noite das Facas Longas”, silenciando (ou “domesticando”) a ala “revolucionária” (leia-se: ultra liberal) e “arruaceira” (leia-se: propagandista e “bloguista”) do partido em favor de uma viabilização do orçamento e de uma subsequente institucionalização da sua liderança que lhe permita vir a ter condições para governar no futuro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Aconteceu também na última AG do Sporting a “noite dos punhos longos”.

Livrados que foram de uma “maçã podre”, de um indiscutível valor das escolas de formação (Veloso) além de um tonel de valor defensivo (Tonel), proibidos que foram os “jeans” face à “fatwa” de “dress-codes” , à qual não deve ser alheio o “Ministro” (do interior ?) Costinha, não satisfeitos com o “bullying” dedicado ao infeliz russo, desta vez foi chamado o CI para impor a ordem dos “sans- jeans” através de uma carga leonina à ala revolucionária dos “avec -jeans”, apostados estes em tomar a “Bestilha” dos leões.

Imposto que foi, pela primeira vez no historial do clube, uma choruda remuneração ao visionário presidente que os êxitos no campeonato só confirmam merecimento, aliás, reforçado pelas assertivas contratações, às quais nem uma jovial esperança do futebol como Maniche escapou, estão criados todos os enredos para um guionista da Broadway criar um musical talvez “The Producers on Lions Cave”.

Aconteceu no Oeste!

JR

JC disse...

Tenho amigos "lagartos" e, durante a adolescência, acompanhava-os mtªs vezes a Alvalade para ver o seu (deles) clube. Apesar de benfiquista de todos os costados, digo-lhe que me custa ver o SCP neste estado. Até pq os considero "o meu adversário" (o FCP é o inimigo e com ele não há complacência)e um clube como o "glorioso" tem de ter um adversário e rival interno e tradicional. Quero sempre o "glorioso" ganhe, mas não fico especialmente satisfeito com a decadência do SCP.

Anónimo disse...

Caro JC

Como benfiquista subscrevo o seu comentário. Decadência sim, mas para o FêCêPê. Quantos aos lagartos que reanimem para voltarem a ser um adversário à altura.