domingo, junho 14, 2009

"Os melhores jogadores do mundo"...

Cristiano Ronaldo foi contratado pelo Real Madrid ao Manchester United por 96 milhões de Euros? É verdade. Mas parece ser essa a enorme árvores que esconde a floresta de muitos fracassos de jogadores portugueses nas principais ligas europeias. Hugo Viana e Miguel estão na lista de dispensas do Valência; Nuno Valente sai do Everton e Makukula nunca se afirmou no Bolton, Deco quer sair do Chelsea por fraca utilização após a saída de Scolari, dando razão a Pep Guardiola; Ricardo Carvalho fez uma época medíocre (si, eu sei, muito por culpa de lesões, mas depois disso não voltou à titularidade); Ricardo Rocha é dispensado pelos Spurs (há quanto tempo não jogava?); Tiago lá conseguiu por fim ser titular em alguns jogos; Pelé desapareceu do mapa europeu; Ricardo e Nelson desceram de divisão; Maniche nunca se impôs fora de portas; Nani fez época medíocre; Pepe resolveu disparatar em grande estilo e Quaresma... lembram-se dele?, “the next big thing”?

Que me lembre, restam Simão e Bosingwa, um pouco Hugo Almeida, sabendo nós que Eliseu, Zé Castro, Pedro Mendes, Dany e mais umas centenas que ganham a “vidinha” entre a Roménia e Chipre são contas de outro rosário.

A ter em conta, antes de se afirmar levianamente que “temos” os melhores jogadores do mundo.

6 comentários:

JC filho disse...

Os nossos jogadores são medianos., ao nível de uma Républica Checa ou de uma Dinamarca, ou seja, segundo nível europeu. Isto não impediu alguns iluminados pela voz papal de enxovalhar o Scolari quando ele ficou em primeiro do Grupo na primeira fase do Europeu e perdeu no quartos de final com a Alemanha, repito, Alemanha! O que me irrita nas análises à selecção é a falta de isenção da maioria dos comentadores nacionais. Não descançaram enquanto a vontade do papa não foi satisfeita. Agora, toma lá que o burro sou eu!

E, ou muito me engano, ou vamos ficar sem fazer nada de jeito na selecção durante uns aninhos! Já tenho saudades das fases finais onde acreditavamos de verdade na selecção e jogávamos contra Inglaterras, Holandas, Espanhas, ... de igual para igual! Os complexados nortenhos conseguiram destruir isso!

gps disse...

Concordo em (grande) parte com o post, pois também sou da opinião de que por vezes endeusamos exageradamente os nossos jogadores (países medianos como a Grécia, a Dinamarca, etc. também tem jogadores a actuar nos principais campeonatos europeus)

Mas também temos que ser imparciais :

Miguel fez boas épocas no Valência

Deco brilhou no primeiro ano em Barcelona e no início desta época no Chelsea

Ricardo Carvalho fez excelentes épocas no Chelsea

(por alguma razão o Mourinho - melhor treinador do mundo - vai contratar o Deco e o Ricardo Carvalho)

Tiago fez boas épocas no Chelsea e Lyon. Foi considerado um "flop", mas ainda foi titular em muitos jogos (tendo sido azarado por ter sofrido uma lesão quando começara a ser importante para a Juventus)

Pelé ainda é novo, mas foi contratado pelo Génova que ficou nos 5 primeiros do campeonato italiano

Nani fez excelente época no 1º ano

Pepe é (era) titular em Madrid

gps disse...

"Os complexados nortenhos conseguiram destruir isso" ???

Quem são estes nortenhos ??

E porque razão serão complexados ??

Se é a vontade do Papa que impera, como justificar que o Scolari não tenha sido despedido logo após não ter seleccionado o Baía.


Se repararem bem Portugal joga (jogava)bem com equipas como Holanda e Inglaterra, ou seja que deixam jogar ...

JC disse...

Caro GPS: o que é um facto é que o FCP e os seus comentadores de serviço (Bruno Prata chega a ser patético!) defendem tanto Queiroz como antes atacavam Scolari. Com uma diferença: queiroz não consegue resultados.

JC filho disse...

Não tenho qualquer complexo em dizer que é minha convicção absoluta que a mudança de seleccionador foi uma condescendência do Gilberto Madaíl ao PC. Obviamente, para quem é dono e senhor de todos os stakeholders do futebol nacional (incluíndo os jornalistas, comentadores, dirigentes e treinadores de outros clubes, ...)ter um seleccionador que lhe faça frente é a maior de todas as ameaças e é uma verdadeira ofensa! Foi engraçado ver como Queiroz percebeu imediatamente a quem devia vassalagem, tendo na primeira oportunidade ido a correr para o Dragão!

Qual a razão dos complexos de parte dos "nortenhos" que eu menciono? Creio que serão razões históricas e sociais. Acho perfeitamente normal que, estando afastados do poder nacional (político, empresarial, ...), estas pessoas vejam no FCP e no futebol uma forma de poder, a que de outra maneira nunca teriam acesso! Não tenho nada contra isso, apenas sou contra a que este comportamento leve à utilização de meios que vão contra os meus valores (corrupção, prostituição, ...) e prejudiquem o país (aproveitamento do poder autárquico para benefício de uma minoria, fomento da mediocridade em cargos de decisão e já agora, despedimento de um seleccionador nacional com os melhores resultados de sempre!)

Sinal de isto tudo é haver pessoas que achem que o seleccionador deveria ser despedido porque não convocou o Vitor Baía. Santa paciência!

JC disse...

É, de facto, o projecto de poder de uma região, alicerçado num clube de futebol, mas, mais do que isso, de um modelo de desenvolvimento, de um modo de vida, baseado em princípios, numa ideologia e numa visão da sociedade que afrontam os meus princípios. Tudo isto tem raízes históricas, claro, que durante o século XIX fizeram do Porto talvez a região mais burguesa,liberal, empreendedora e progressiva do país, mas que perdeu o combóio da grande indústria para Lisboa, vendo-se obrigada a centrar o seu projecto na pequena indústria transformadora de baixo valor acrescentado, aproveitando o facto de ser uma região de pequena propriedade rural e, como tal, permitir que os baixos salários pagos às famílias fossem compensados com o rendimento obtido na agricultura.