sexta-feira, junho 12, 2009

História(s) da Música Popular (133)

The Rolling Stones - "Cry To Me" (Bert Berns)

Solomon Burke - "Cry To Me" (Bert Berns)
"Under the Influence" - The original songs of the "British Invasion" (XVI)
Claro que esta rubrica não poderia deixar passar em claro Solomon Burke, não só por ele próprio me merecer especial veneração como por ser o intérprete original de “Cry To Me”, da autoria de Bert Berns (1929-1967) sob o nome de Bert Russell, um dos meus temas favoritos da também minha banda favorita da “British Invasion” - Rolling Stones, quem mais houvera de ser?

O original de Burke é de 1962 e o cover dos Stones foi incluído no seu álbum “Out Of Our Heads”, de 1965, 3º da ordem cronológica no UK e 4º nos USA. Quanto a Berns, já aqui foi mencionado enquanto autor, de parceria com Jerry Ragovoy, de “Piece Of My Heart”, um original de Erma Franklin, a menos famosa das “manas” Franklin, tema tornado famoso por Janis Joplin enquanto vocalista da Big Brother and the Holding Company. Voltaremos a Berns, que bem o merece, a propósito de “Twist And Shout”, assinalando para já que foi também autor de “Here Comes The Night”, de Lulu e dos Them, outra das minhas bandas favoritas desta mesma “British Invasion”, mas também de “Tell Him”, dos Exciters, e de “Hang on Sloopy”, tema dos McCoys incontornável em qualquer História da Música Popular digna desse nome.

Quanto a Burke, um outro tema seu deu alegria a muitos dos seguidores dos Stones, nos quais me incluo: Everybody Needs Somebody To Love”, incluído no EP “Got Live If You Want It”, um disco que é um dos meus objectos de culto musicais – e não só.

Sem comentários: