segunda-feira, junho 15, 2009

"Foyle's War" (1)

"Foyle's War" - 11º episódio - "They Fought In The Fields" (Parte I de X)
No dia 21 de Outubro de 2007 publiquei o seguinte texto neste "blog":

“A RTP tem destas coisas na sua (des)programação. Quando menos se espera e a horas impróprias, acaba por passar algo de bem interessante e sem que nada para isso nos chame a atenção. Está neste caso esta "Foyle's War", aos sábados atirada lá para a uma e meia da manhã. Consegui ver dois episódios, não mais do que por acaso, e penso a RTP não está a seguir a ordem original. O suficiente para já me ter tornado intímo do "Detective Chief Superintendent" Cristopher Foyle, tão discreto, tímido e contido como a série (o que não é defeito, neste caso) e da sua atrapalhada motorista Samantha Stewart. Também da Inglaterra de 1940, da guerra na home front, onde também há lugar para crimes e homicídios, espiões falsos ou verdadeiros e criminosos sem castigo por isso ser contrário ao esforço de guerra. E a vida que continua, no sul de Inglaterra.”

Mais tarde, acrescentei o seguinte:

“Tenho procurado, aqui pelo “Gato Maltês”, chamar a atenção para algumas excelentes séries de televisão, na sua maioria de origem britânica, que têm passado quase despercebidas, umas, ou mereceriam repetição, outras. Uma das últimas que mencionei chama-se “Foyle’s War” (rating 9.0 em 10 na IMDB) e tem sido exibida autenticamente à “trouxe-mouche” pela RTP 1, numa rubrica de cinema chamada “última sessão” nunca exibida antes da uma e trinta da madrugada. Que eu desse por isso – digo-o assim porque na programação até o título da série é omitido, sendo apenas mencionados os nomes dos episódios – foram exibidos 2 episódios, e se o primeiro (pelo menos dos que eu vi) correspondia, de facto, ao também primeiro na ordem original da série, do segundo já não direi tal: era o primeiro episódio da chamada 2ª “temporada”, como agora se diz. Pelo meio terão ficado 3 episódios, perdidos, sabe-se lá, nas brumas do East Sussex, lugar onde tudo se passa.”

Entretanto, posso confirmar que a série passou integralmente, nos seus 19 episódios, no canal MOV, estando, segundo julgo saber, novos episódios abrangendo o período pós-guerra em preparação.

Pois o “Gato Maltês” vai, a partir de hoje e nos próximos dias, exibir integralmente um dos episódios da série, mais propriamente o seu 11º episódio, “They Fought In The Fields”, um dos meus favoritos. E sem legendas, infelizmente, mas foi o que se arranjou. De qualquer modo, penso o suficiente para que possam avaliar da excelente qualidade da série, que posso informar estar disponível na Amazon com legendas em inglês - o que sempre ajuda.

Sem comentários: