domingo, junho 07, 2009

Não se progrediu? "No tempo do Salazar" é que era bom?

A quem acha que o país não progrediu, que “antes o Salazar”, que “dantes se vivia muito melhor”, que “antigamente é que era bom!”, aconselho a leitura desta notícia sobre uma tentativa de boicote eleitoral em Castanheira do Vouga. Já não falo de “no tempo do Salazar” não existirem boicotes pois as eleições não eram sérias, e mesmo assim qualquer boicote seria severamente reprimido. Falo apenas de há 10 ou 20 anos os boicotes acontecerem por protesto contra a falta de saneamento básico, de luz eléctrica, da estrada camarária ou do chafariz prometido. Agora... Bom, agora boicota-se porque ainda lá não chegou a "internet" de “banda larga” ou, imaginem lá!, o Magalhães. Abençoado país!

4 comentários:

NP66 disse...

Olha... o Magalhães, o melhor amigo das crianças portuguesas! Bahhhh! Uma boa treta demagógica... ou o exemplo claro de "como se começa uma casa pelo telhado"!

JC disse...

Caro NP: Continuo a considerar o Magalhães um projecto positivo cuja imagem foi desgastada por excesso de propaganda e alguma demagogia. Claro que não dispensa outras coisas, e aí estou de acordo consigo, mas demagogia tb é afirmar que é "uma boa treta demagógica". Desculpe lá a franqueza.
Cumprimentos

NP66 disse...

JC: falo do que sei. "Treta pedagógica" porque o Magalhães vinha cheio de erros incríveis... porque não houve formação atempada dos professores (uma coisa é ter 1 ou 2 PC's na sala... outra é ter 25 portáteis), porque as avarias são mais do que muitas... e porque não vi nenhuma vantagem em meter "tostadeiras" nas mãos de "bebés" de 6 anos, com foi o caso dos meus alunos... que a única coisa que queriam dele era "brincar"!

Este Governo, nesta, como noutras questões, "começou pelo telhado"... porque se esqueceu que havia um trabalho prévio - essencial para o sucesso - a fazer!

"Treta pedagógica" por tudo isso... e por mais motivos que agora me abstenho de comentar! :)

Está desculpada a sua franqueza! :)

JC disse...

Concordo consigo numa coisa: o projecto foi mal gerido. Os erros - que existiram - foram limitados e, por isso,são um problema menor. Formação para os professores por causa de um computador para crianças? Por favor... A questão é que conheço professores que são completamente info-excluídos por iniciativa própria. Ninguém precisa de formação para aprender a mexer num PC! Quer a minha sincera opinião? a introdução do Magalhães, mesmo que c/ todos os erros que tem e nisso concordo, significou mais trabalho e necessidade de reconversão para os professores, algo de que estes não gostaram.
Cumprimentos