sexta-feira, abril 08, 2011

"The Savage Innocents"

Quando, a propósito da "ajuda externa", oiço o "povo da SIC" espumar raiva e ódio contra os "políticos que nos desgovernam", nos "fóruns de opinião", sob a capa de "dar a voz ao povo" o pior serviço prestado ao país e à democracia pela comunicação social, pergunto-me quantos deles não estiveram na rua, numa autêntica Maria da Fonte do século XXI, a protestar contra as reformas de Correia de Campos na saúde, quantos não bateram palmas ao aumento de 2.9% nos salários da Função Pública em 2009, quantos não blasfemaram contra Mª de Lurdes Rodrigues, a avaliação de professores e as aulas de substituição, quantos não julgaram na praça pública dezenas de arguidos em processos mais ou menos mediáticos, quantos não defendem que a polícia deve disparar primeiro e perguntar depois tornando o país num autêntico faroeste, quantos não se endividaram sem olhar para trás para comprar um carro novo, uma casa acima das suas posses, um "plasma" e ir de férias para a "república", quantos aceitariam votar em quem não lhes prometesse o pote de oiro do fim do arco-íris e, por fim, quantos não endeusam e continuam a a venerar o Senhor Professor, em cujo governo o regabofe começou e que não consegue ver mais longe do que a sua própria sombra? Quantos destes não devem também explicações aos que agora não têm ou vão ficar sem emprego ou estão na iminência de ver as suas prestações sociais reduzidas? 

Pois, o bom e sábio povo, ingénuo e inocente, que tem sempre razão e onde prevalece o bom-senso dos primitivos.    

Estou, se calhar, a ser demagógico? Se calhar um pouco e peço desculpa por tal. Mas acho tenho também direito ao meu dia de raiva!

2 comentários:

Anónimo disse...

João, nunca esteve tão certo.
Mas nesse "povo" também incluiria os que não pedem, nem passam factura, não pagam segurança social aos empregados (domésticos ou colaboradores porque são uns malandros e fica muito caro), e que idolatram o Sr. Silva e a sua Maria porque são um casal muito honesto.
E nem quero mencionar o escândalo dos subsídios dos colégios privados.

JC disse...

Pois, podíamos acrescentar tanta coisa...