segunda-feira, maio 10, 2010

Dez notas sobre um título de campeão

  1. Custa a perceber como um clube com o historial, dimensão e apoio popular nacional (e não só) como o SLB apenas consegue ser campeão nacional por três vezes nos últimos 15 anos. Péssima gestão é o mínimo que se pode dizer das sucessivas gestões. Culpa nossa, sócios e adeptos.
  2. Por falar em gestão... Se o presidente, enquanto topo de uma pirâmide, é sempre o responsável máximo por sucessos e insucessos, Luís Filipe Vieira tem indiscutível mérito neste título. Até porque, finalmente, soube adoptar um discurso mais racional e consentâneo com a filosofia e cultura do clube: popular não se confunde com populismo. Mas Domingos Soares de Oliveira, CFO da SAD, tem também uma razoável quota parte de responsabilidade. Ontem ninguém falou dele. Foi pena.
  3. Jorge Jesus teve o mérito de perceber como sempre tinham jogado as grandes equipas do SLB do passado, regressando à cultura de clube e filosofia de jogo que construíram a sua grandeza: futebol de ataque, baseado em transições rápidas, utilizando um “poste” de área e um “pivot” defensivo único que equilibre a equipa nas transições defensivas. Foi assim com Maniche e Stromberg, Mats Magnusson e Jonas Thern e, até, salvaguardadas as devidas distâncias para o futebol do passado, com José Águas e o velho Torres, na frente, e Neto, Mário João e o grande capitão Mário Esteves Coluna nas suas costas. Ou com Toni e os vários pontas de lança que passaram pelo clube no seu tempo.
  4. Assim sendo, é Jorge Jesus um grande treinador? Apenas um bom treinador: falta-lhe uma melhor capacidade de domínio do discurso e da comunicação (convém lembrar que quando fala nas conferências de imprensa não o faz apenas para os “media” mas também para o seu grupo de trabalho) e, essencialmente, o self-control, a confiança serena e o sentido de grandeza e liderança que, projectando-se na equipa, fazem com que esta se afirme nas grandes ocasiões e não se deixe intimidar quando, como aconteceu em Braga, Olhão e no Porto, os adversários tentam arrastar o jogo para um clima de guerrilha e crispação. Apesar do que aconteceu há uma semana, não me parece alguma vez o SLB se tenha defrontado com um “clima” tão adverso nas Antas como em 1990/91, com Eriksson. Precisava de um empate e ganhou categoricamente por 2-0. É esta a diferença.
  5. Um dos problemas que o SLB tem tido na contratação de jogadores é o facto de, ao contrário do FCP, não jogar a Champions League com regularidade, o que diminui a sua capacidade para os atrair e valorizar. Foi assim que perdeu, este ano, Falcao e Álvaro Pereira. Inverteram-se os papéis, espero que sustentadamente.
  6. Di Maria e David Luiz foram as duas estrelas da equipa. Sem dúvida. Mas atenção: têm ainda arestas a limar se quiserem jogar, com sucesso, no “grande futebol”. Di Maria é um desequilibrador nato, um pouco ao estilo de um Arjen Robben, mas tem de escolher mais vezes a melhor opção para terminar a jogada e, principalmente, executar melhor a opção escolhida. Enfim, tem de ganhar consistência. Já David Luiz é rápido, tem raça e executa bem. Mas tem de evitar alguns excessos de impetuosidade e, principalmente, ser mais seguro quando inicia ele próprio as transições ofensivas, algo que faz parte dos princípios de jogo deste SLB: por vezes, arrisca demasiado no “um para um” perdendo a bola em condições comprometedoras para o equilíbrio defensivo da equipa. Contra o Leixões ou o Paços de Ferreira, com Javi nas costas, a “coisa” passa; mas noutro futebol...
  7. O futuro? Se Di Maria sair, o SLB vai ter, provavelmente, de contratar um... defesa-esquerdo. A não ser que encontre um outro Di Maria (nem todos os dias é Natal...), mais vale adiantar Coentrão, que é um valor seguro, não sendo César Peixoto jogador para o SLB. Para além disso é melhor encontrar quanto antes um guarda-redes indiscutível (não o são Quim nem o tão falado Eduardo), já que para reforçar o lugar do frágil Aimar e do intermitente Carlos Martins parece ter encontrado Gaitán. Como Urreta irá regressar (ontem tinha dado um jeitão...), veremos ainda se Kardec pode dar conta do recado no caso de uma lesão de Cardozo (no caso de este ficar). Mas com as vagas de Nuno Gomes e Mantorras é preciso mais um, até porque Kardec é ainda uma incógnita e Saviola, nas suas características, “filho único”.
  8. Falando de Mantorras... Contrariamente ao que já vi por aí escrito (os portugueses são uns sentimentalões), Jorge Jesus e Rui Costa fizeram bem em afastá-lo. O histerismo que caracterizava a sua ligação com os sócios e a insistência na manutenção na equipa de um jogador futebolisticamente acabado, nada de positivo poderia trazer (em tempo disse-o neste “blogue”). Antes pelo contrário: ambas as situações eram símbolo de um clube derrotado, mantendo no seu seio um elemento destabilizador e, na sua relação com os adeptos, fazendo apelo a um sebastianismo irracional e não a uma confiante dinâmica de vitória.
  9. Pode pedir-se a Dunga o especial favor de não convocar Ramires? É que o homem não tem férias há dois anos e, por isso mesmo, tem-se mostrado mais pelo que promete quando puder descansar do que pelo seu efectivo contributo à equipa. Vá lá, não custa nada, tamanha é a abundância.
  10. Por último: as “sturmabteilung” do FCP não poderiam renegar a sua essência, e lá se fizeram notar ontem no Porto e em Braga, aqui parece que disfarçadas de adeptos minhotos. Ou será que eram mesmo adeptos do S.C. Braga e a aliança entre os dois clubes já chegou também a esta área? Para os mais distraídos, existe uma delegação “tripeira” em Lisboa, na Avenida da República. Alguém ouviu falar em problemas por isso?

12 comentários:

Rui disse...

Caro JC,

Reforço o seu comentário lançando aqui o embrião de um movimento que sensibilize o Nosso Jesus – o MPAEK (Movimento Pela Aquisição de Um Excelente Keeper). Já imaginou este SLB com as balizas defendidas por um Michel Preud'Homme??? Para mim teriamos sofrido metade dos golos...

JC disse...

Bom, ainda ontem não acho o Quim tenha ficado isento de responsabilidades no golo do Rio Ave...

pois disse...

Caro JC,

Como estão em ambiente de festa não o quero contrariar (muito). Quero dizer-lhe que gostei do texto e talvez pela 1.º vez tenho pouco a apontar.

Acho que a JJ lhe falta estaleca de campeão que, a não sair, espero este camponato não lha traga.

Acho que o slb entrou muito forte no campeonato, talvez o factor surpresa e foi decaindo na 2.ª metade. Felismente para vós tal como ao menino e ao borracho, "deus" foi-vos pondo a mão por baixo. Sem desculpas, apenas um facto: depois do regresso de Hulk o PORTO fez 21 pontos e o slb apenas 18.

Por ultimo, como continua a invocar a história de guerra alemã (eu prefiro a sua economia) e como a memória selectiva não lhe permite lembrar de acontecimentos muito mais (para não dizer mortais, que o foram) violentos remeto-lhe um novo link para que possa efectivamente meditar.

http://www.youtube.com/watch?v=WMC4-CprFQs&feature=player_embedded

De um tetra pós penta campeão para um novo campeão

JC disse...

Decaindo na 2ª metade? Perdemos no Porto, em condições mtº difíceis, e empatámos em Setúbal! Eliminámos o campeão de França! Oh, meu caro!

E não foi Hulk que fez melhorar o FCP (Hulk é um jogador sobreavaliado, sem escola e que não sabe jogar c/ a equipa), mas sim a mudança para o 4X4X2.
E demarque-se lá das "sturmabteilung", sff.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Excelente análise. Alguns complementos:

2.Alguém recomendou a LFV, e muito bem, que manter a boca fechada é preferivel a dizer disparates. A resposta aos provocadores, tipo Pinto da Bosta, é o desprezo.

4.Eriksson é (e foi) Eriksson. Um gentleman, que controla bem as emoções e transmite confiança e segurança aos jogadores. Um leader. Jesus não é comparavél a Eriksson. Mas tem muito mérito. Fiquei com sérias dúvidas quando anunciaram a sua contratação. Mas cedo constatei que conseguiu formar uma equipa, que não é o mesmo que ter um conjunto de bons jogadores. Mérito e valor para Jesus (um prémio monetário que não é contestavél. O objectivo foi claro e atingido).

5.E não só. Há que sobrepôr o interesse do clube aos interesses dos empresários.

6.Inteiramente de acordo falta "um pouco de maturidade" ao David Luiz. Quando o vi jogar pela primeira vez (em que foi lançado aos bichos) apostei em como seria um dos melhores centrais do mundo.
A gente até perdoa alguns erros, face ao entusiasmo e dedicação...mas há aspectos a corrigir para atingir o topo.

7.Parece-me que se está a esquecer de Urreta. Ele vai regressar. E acredito que só não deu que falar...porque não teve oportunidades.

8.Tinha que ser um acto de gestão a decidir esta questão. Mantorras é a "alegria do povo", mas o nivel de competição não vive dessas alegrias, mas sim de resultados. Infelizmente a carreira promissora do Mantorras foi travada pelo joelho e pelas peripécias que se seguiram.

9.Eu contribuo para pagar umas férias no Hawai ao Ramires. Mantenham-no fora dos "olheiros". Deixem-no descansar e veremos o que fará na próxima época.

10.As “sturmabteilung” do FCP são um cancro (como existem outros) a extirpar.

Cumprimentos

JC disse...

Olhe que não me esqueci de Urreta...

Anónimo disse...

Não subsistem quaisquer dúvidas sobre o mérito do SLB como campeão nacional, título que lhe assenta muito bem.

O que seria estranho é que, dotado de orçamento e conjunto milionários, não granjeasse um título sequer, ainda que fosse o título do “provinciano” campeonato, coisa que andava arredado desde quatro épocas atrás.

Garantido que foi o título, eis o novo e já anunciado desígnio, o de um Benfica europeu a emparelhar com Barcelona, Chelsea, Inter, Bayern, Manchester, Real Madrid e quejandos.

Este particular, o do Benfica europeu, é que me suscita as maiores dúvidas.

1-É que o Benfica europeu, consubstanciado e alavancado na fantástica exibição de Marselha, uma das melhores do seu historial, estava esta época mesmo aí ao virar da esquina, com equipa e força suficiente para se sobrepor a qualquer equipa da Liga Europa e trazer o “caneco” da estreia desta competição para o museu da Luz.
E o que aconteceu ?

2- Faltou LUZ, clarividência nos objectivos. A prioridade desta época era o campeonato.
JJ “dixit”.
Neste ponto até parecia contagiado com uma qualquer alergia à Europa, que também o anterior presidente do Sporting, com uma afirmação semelhante, mostrara estar afectado. Deve ser um vírus novo, mais pandémico que a gripe A :
Quando ambas as equipas atingem os quartos da Liga Europa ou ex-Taça UEFA, o que é que os líderes dizem às tropas e nelas fazem alarde :
“ISTO NÃO É UMA PRIORIDADE !"
(Imaginemos o que seria se Alexandre, o Grande, assim tratasse suas tropas.Provavelmente só ganhava a Macedónia).

3-Assim, imbuídos deste glorioso objectivo que é ganhar o campeonato e a três dias do embate de Liverpool, vão jogar com a Naval 1º de Maio, esse colosso futebolístico que só de citar o nome assusta as também milionárias reservas do Benfiica que, para pontuar, é obrigatório penhorar e ali aplicar todas as jóias da coroa, todas as forças da nação benfiquista, não fosse o campeonato escapar ali mesmo, desaguando na Figueira da Foz.

Mêdo de perder o título para um estreante e defronte daquela equipa faz alvitrar que o Benfica não precisará da Àguia Victoria, antes precisa de um cão, de preferência um cão-de-fila de boa raça.

4-Ora, chegados a Anfield Road foi aquilo que se viu.A derrota de um “invencível armada” super desgastada da Naval, sem forças para suster as mais que previsíveis e robóticas transições rápidas dos “reds” de Liverpool. Mas, não fosse o Liverpool passar por aflições, nada melhor do que colocar o melhor central a lateral, e na baliza o pior guarda-redes ( que por milagre escapou da Naval , está só reservado para a Europa. uma originalidade! “).

Os ingleses que têm de suportar trinta e oito jornadas, fora a Europa e as Taças da Liga e da Inglaterra, certamente “dopados” fizeram Cardozo e companheiros parecer uns cágados a competir com cavalos de corrida.
E o Liverpool, desfalcado, era uma equipa bem ao alcance dum Benfica à Marselhesa, desbaratado na Naval.

5-Ora, sabendo-se que a equipa tem de realizar dinheiro com a venda de alguns jogadores, Di Maria à cabeça, ( e que melhor valorização seria se esses jogadores de revenda levassem de tarimba um título europeu, para além do prestígio acrescentado ao clube) e que, como se demonstrou, os desígnios europeus podem sempre ceder às peripécias do campeonato local, não me parece haver muita margem para um “sendero luminoso” na Taça dos Campeões Europeus.

JJ não é Bella Gutman e Eusébio já está retirado.
Sorry!

JR

Rui disse...

Kompensan senhor anónimo, Kompensan...

JC disse...

JR:
É óbvio que, estrategicamente, o campeonato e, consequentemente, a CL, estavam correctamente definidos como objectivos prioritários. A Liga Europa era apenas uma "oportunidade de negócio", claramente "off-strategy", que, como tal, não poderia servir de elemento distractivo do objectivo essencial. Se o SLB tivesse sido campeão várias vezes nos últimos anos, o caso mudaria de figura. É assim que as coisas funcionam.

Anónimo disse...

Caro JC

As coisas funcionam assim para o SLB ( e também para a anterior gestão do SCP).

Mas será uma fatalidade de gestão ou estratégia ?

O Bayern já é campeão alemão e o Inter de Mourinho ( este precocemente despedido pelo SLB, certamente por incompetência ) está a uma jornada de o ser , não obstante, são finalistas da Taça dos Campeões, ou seja, a estratégia do campeonato não se sobrepôs à estratégia europeia, de tal forma que uma parece complemento da outra.

Para estes clubes a estratégia é bem diversa do SLB. Trata-se de ir o mais longe possível nas competições onde se encontram e se EMPENHAM.

Mas não são só estes clubes. O FCP do mesmo Mourinho ganhou dois títulos europeus consecutivos conjuntamente com o campeonato.
Também o SLB fez uma “dobradinha” numa das duas vezes que foi campeão europeu, além da ser campeão nacional em quatros das seis vezes em que foi finalista vencido na mesma Taça dos Campeões e na Taça UEFA.
Os exemplos são múltiplos, tornando-se fastidioso numerar todos.

Bizarro é um responsável vir dizer a plenos pulmões que a competição europeia não é uma prioridade. Prioridade foi vencer a Naval e manter seis pontos de avanço sobre o Braga, objectivos estes superiores a uma primeira edição da Taça Europa.
Para quê pagar um bilhete para ver um jogo da taça Europa, ou até seguir o jogo pela tv, se o clube tem outras prioridades e não está verdadeiramente empenhado ?

Pelo menos devia haver desconto para espectadores verdadeiramente empenhados em ver o seu clube chegar o mais longe possível.

Julgo que em mais lado nenhum, algum dirigente afirmou publicamente tal falta de empenho. Tratar-se-á de uma originalidade portuguesa de JJ e do anterior presidente do SCP. Se não for, Caro JC, dê-me , por favor, exemplos duma bem sucedida gestão competitiva de objectivos mínimos como se tratasse de uma greve de zêlo ou poupança forçada de recursos.

Cumprimentos
JR

Rui disse...

Kompensan senhor anónimo, Kompensan...

Anónimo disse...

Caro Rui

Desconhecia essa designação de“Kompensan” mas. ao “googlar”, verifiquei tratar-se de um medicamento para azias ( coisa que, por enquanto, não sofro ).

Será o Sr. Rui um delegado de propaganda médica ou até um médico que me faz o favor de, preventivamente, diagnosticar alguma maleita assintomática ?

Todavia, ainda lhe concedo algum oportuno fundamento , uma vez que, falando em azias, hoje é um dia aziago em que posso sofrer alguma.

É que, quando eu e a Europa inteira ligarmos o televisor vamos ver o Atlético de Madrid do despedido Quique Flores e o Fulham a disputarem a final da primeira edição da Liga Europa, em vez de ver o SLB de JJ com uma exibição à Marselhesa.

Tal só traria prestígio e valorização para os activos encarnados.

Mas para alguns, isto não é a prioridade.

Isto sim são azias!

Cumprimentos
JR