terça-feira, fevereiro 24, 2009

Liedson na selecção portuguesa?

aqui afirmei que existem basicamente duas condições para jogadores que não tenham tido sempre a nacionalidade portuguesa representarem a selecção nacional de futebol: uma objectiva ( que legalmente o possam fazer) e outra subjectiva, que a FPF o entenda em função dos valores que devem nortear a selecção e a sua identificação com o público apoiante. Poderá Liedson integrar ambas as condições? No que diz respeito à questão legal penso nada poderá obstar logo que as condições nesse sentido estejam preenchidas. Quanto à restante...

Liedson tem 31 anos (está na fase final da sua carreira, portanto) e chegou a Portugal já não adolescente – ao contrário de Deco e Pepe -, mas homem e jogador feito, com 26 anos. Tem, neste momento, 31 anos e apenas será cidadão português penso que daqui a alguns meses. A questão que se coloca é a seguinte: valerá a pena proceder à integração de um homem e jogador nestas condições arriscando, eventualmente, numa fase de divórcio ou pelo menos de afastamento evidente entre público e selecção, um enfraquecimento dos laços internos e com o exterior, com o público apoiante? Por muito que possa reconhecer valor ao jogador – e reconheço – e por muito que as dificuldades de preenchimento do lugar de “ponta de lança” sejam evidentes, tendo em atenção o que acima afirmei penso a resposta só pode ser negativa e, neste caso, bem compreendo as hesitações de Queiroz.

8 comentários:

filhote disse...

Totalmente de acordo.

Por uma questão de identidade desportiva, devem-se impôr limites à integração na Selecção Nacional de estrangeiros naturalizados. E esses limites não podem ser definidos somente pelo talento do jogador em questão, mas sim, pela identificação plena com o país adoptado, neste caso Portugal.

Caso contrário, não será de todo fantasia prever uma Selecção das Quinas "enquinada" por 11 brasileiros naturalizados. Ontem, um central e um 10, hoje um avançado, amanhã um "goleiro", e por aí fora...

filhote disse...

Mais: fico pasmado com a hipocrisia desses jornalistas-desportivos-ao-serviço-de-sua-mediocridade ao criticarem o Benfica, por exemplo, por alinhar com um onze maioritariamente estrangeiro... então e a Selecção, não sofre a mesma tomada de posição?

filhote disse...

E atenção:

1. Há 1 ano atrás assisti a uma entrevista do Deco na TV Globo, obviamente ignorada pelos media portugueses. Nessa entrevista, Deco afirmou, sem pestanejar, que se lhe tivessem dado a escolher entre a Selecção portuguesa e a Brasileira teria escolhido a "canarinha". Orgulhosamente, declarou-se 100% brasileiro, torcedor do Corinthians, reafirmando que jogava na Selecção portuguesa por gratidão ao país que o recebeu e por valorização pessoal.

2. Pepe faz falta à nossa Selecção? Não temos vários bons defesas centrais? Não estaremos assim a fechar portas aos escalões de formação?

3. Já li, até em A Bola, imagine-se, que Liedson se fez jogador em Portugal. Enfim, basta trocar dois dedos de conversa com qualquer torcedor do Flamengo, por exemplo, para tomar consciência da fama e importância que Liedson teve no "time rubro-negro". Liedson é tão conhecido no Brasil quanto em Portugal. Nunca foi convocado para a Selecção, simplesmente por não atingir a dimensão futebolística de Ronaldo, Rivaldo, Romário, Adriano e afins.

4. Quando comentei com vários brasileiros sobre a possível integração de Liedson na Selecção Portuguesa, primeiro espantaram-se pelo absurdo - o cara é brasileiro de gema -, logo depois cairam na gargalhada com piadas alusivas ao recente 6-2...

JC disse...

Pois, Filhote. Devo dizer que estive e estou de acordo com a integração de Deco e Pepe. Chegaram mtº jovens e, esses sim, fizeram-se jogadores em Portugal. Mas essa é uma questão subjectiva, que caberá, caso a caso, à FPF decidir.

Cidadao Kapa disse...

É cidadão português? É. É bom (excelente) jogador numa posição de nos faz falta na selecção? É? Qual é a dúvida então!? Vocês gostam é de historias da carochinha...

Luís Almeida disse...

Ó Cidadão Kapa não são histórias da carochinha...mas concordo no que se diz sobre Portugal perder os seus valores, não os testar sequer...isto é, cada vez que estivermos com problemas numa posição, vamos buscar um jogador brasileiro, só para safar! Não pode ser, eu sei que é uma expressão que já está muito batida mas eu não quero que Portugal se torne numa Selecção B do Brasil e assim mesmo, a partir de agora que o Liedson foi convocado e provavelmente jogará, não mais assistirei a um jogo de Portugal, pelo menos enquanto ele não sair! Da mesma forma vou criar um movimento contra este tipo de aquisições e procurarei juntar muita muita gente que se mostre indignada como eu...eu quero ver a minha selecção de Portugal!!!

Eu não sou racista, nem preconceituoso, simplesmente acho que, a jogar alguém a ponta de lança, que jogue o Nuno Gomes...pode não ser tão bom jogador como o Liedson, mas merece o lugar com todo o mérito e direito, é português de origem!!!...o Liedson não!

NÃO À CONVOCAÇÃO DE JOGADORES TORNADOS PORTUGUESES SEM DIREITO!!!

SIM À APOSTA NOS VERDADEIROS JOGADORES PORTUGUESES E NOS VALORES DE PORTUGAL!!!

FerCirFer disse...

Estou totalmente de acordo com o Luís Almeida.

O que eu vou fazer, e o que todos os PORTUGUESES deveriam fazer é colocarem uma faixa negra nas bandeiras que colocamos nas janelas, varandas, automóveis, etc. E não ver os jogos da selecção enquanto esta vergonha durar.

Se fosse tão bom avançado como querem fazer crer, não se tinha feito uma festa tão grande no último fim-de-semana quando marcou um golo, (seis meses depois), ou seja só para Março é que poderá voltar a marcar.

A selecção deveria perder com um auto-golo do Liedson, que eu gostaria de ver qual era a reacção do professorito....

Quando é que percebem que o Carlos Queiroz não passa de um mediocre treinador-adjunto?!?!?
E o presidente da federação deixa de ser um "borra-botas" politico, que passa a vida a "pavonear-se"?!?!
metam lá alguém que respeite e perceba de futebol....

Anónimo disse...

Como qualquer pessoa que se naturalize portugues que tenha os direitos e deveres de qualquer cidadão portugues deve e tem o direito de jogar na selecção de futebol, basquetebol, andebol, ou outro desporto.