Wolfgang Amadeus Mozart - "Idomeneo re di Creta". Marcha do 2º acto.
Das 22 óperas que Mozart escreveu, “Idomeneo re di Creta” (1781), libretto de Gianbattista Varesco e aquela que é frequentemente considerada como a sua primeira ópera de “maturidade”, ocupa exactamente o lugar nº 13 e antecede aquela que é a primeira, por ordem cronológica, das suas óperas mais conhecidas e representadas: “Die Entführung aus dem Serail” (“O Rapto do Serralho”), composta no ano seguinte. Só cinco anos depois (1786) WAM compõe aquela que é talvez a sua ópera mais conhecida e também, arrisco, mais popular: “As Bodas de Figaro”.
Kubrick utiliza a marcha do seu 2º acto em “Barry Lyndon”, e no CD da respectiva banda sonora é apenas mencionado “With kind permission of EMI records” - sendo, portanto, desconhecida a interpretação. Socorri-me, por isso, da minha gravação, também ela da EMI, com a Glyndebourne Festival Orchestra and Chorus e com Lucille Udovick no papel de Elettra, um pouco diferente da utilizada por Kubrick, esta última apenas uma versão orquestral. Aqui fica, com a nota de que, se não estou errado, é a única presença de Mozart na cinematografia de Kubrick.
Kubrick utiliza a marcha do seu 2º acto em “Barry Lyndon”, e no CD da respectiva banda sonora é apenas mencionado “With kind permission of EMI records” - sendo, portanto, desconhecida a interpretação. Socorri-me, por isso, da minha gravação, também ela da EMI, com a Glyndebourne Festival Orchestra and Chorus e com Lucille Udovick no papel de Elettra, um pouco diferente da utilizada por Kubrick, esta última apenas uma versão orquestral. Aqui fica, com a nota de que, se não estou errado, é a única presença de Mozart na cinematografia de Kubrick.
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