- O excesso de notícias, também o seu teor e conteúdo nem sempre muito claros e o facto de terem normalmente origem num número reduzido de “media”, sobre alegadas irregularidades praticadas pelo primeiro-ministro durante e antes da sua actividade governativa, acaba por ter consequências antagónicas daquelas que porventura teria como objectivo gerar. A “campanha negra”, a “perseguição”, acabam por ganhar credibilidade e o pretendido réu com facilidade passa a ser visto como vítima. Como estratégia, parece-me já provou a sua ineficácia e as mesmas acções, repetidas, tendem normalmente a produzir consequências idênticas.
- Mais do que apresentar vinte medidas para resolver a crise, o que é de difícil memorização pelos eleitores e reduz o impacto mediático e o “share of mind” de cada uma delas, teria sido bem mais eficaz se o PSD tivesse apresentado ao país um “conceito” , uma USP (unique selling proposition), consubstanciada num “slogan”, numa “assinatura”, que facilmente traduzisse o seu pensamento e a sua proposta de modo diferenciador. O PS de Guterres fê-lo em 1995, traduzindo essa ideia força no “slogan” razão e coração” assim atingindo directamente aquele que era visto pela maioria da população como o calcanhar de Aquiles “cavaquista”. Ganhou as eleições, como estamos recordados.
Eu sou o Gato Maltês, um toque de Espanha e algo de francês. Nascido em Portugal e adoptado inglês.
sexta-feira, fevereiro 20, 2009
Duas notas de sexta-feira à tarde
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