quarta-feira, fevereiro 25, 2009

A beleza do futebol defensivo do Man. United

Todos nos habituámos a ver e entusiasmar com o futebol de ataque do Manchester United, de Rooney, Ronaldo, Giggs, Berbatov e tutti quanti. Gostaria, no entanto, de chamar a atenção para o rigor – porque não, a beleza - com que a equipa defende, em bloco, fechando-se harmoniosamente, mantendo sempre o seu equilíbrio nas transições defensivas e, depois, a partir desse equilíbrio defensivo, gerindo o jogo ofensivamente, quer através de transições rápidas, quer através da circulação e posse de bola. Notável e bonito de se ver. Para quem, efectivamente, gosta de futebol e sabe reconhecer o que é um grande treinador e o trabalho que está por detrás de uma equipa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Engraçado é que o esquema táctico é mto semelhante ao tão criticado 4-4-2 do Quique. Dois pivots defensivos (Carrick e Hagreaves ou fletcher), dois extremos e dois avançados bastante móveis (Rooney, Tevez ou Berbatov). Isto para concluir que muitas vezes o que interessa não é o esquema táctico mas a dinâmica da equipa!

JC disse...

E um dos laterais mais dfensivo, central de origem: O' Shea ou Wes Brown.
Mas qualquer dos avançados c/ mtº maior intesidade de jogo do que Suazo e Aimar (independentemente da qualidade) e os pivots defensivos mais rápidos, apesar de Carrick não o ser mtº.