segunda-feira, fevereiro 16, 2009

"Cinq chansons revolutionaires" (3)

Yves Montand - "Le Temps des Cerises"
Canção sempre associada à Comuna de Paris, ela foi, no entanto, escrita uns anos antes por Jean-Baptiste Clément. Posteriormente, seria dedicada pelo seu autor a uma enfermeira morta durante a Comuna, em 1871.

Para mim, contudo, a Comuna de Paris estará sempre mais ligada aos escritos de Marx e Engels e ao conto de Karen Blixen em que se baseia o excelente filme de Gabriel Axel “Babettes gæstebud” do que à canção que aqui trago hoje. Isso, claro está, não impede que se trate de um tema belíssimo, tocante, “émouvante” - perdoem-me que recorra ao francês tão a propósito.

Também, para mim, “Le Temps des Cerises” será sempre a voz de Yves Montand, talvez por ter sido a primeira versão que ouvi; talvez por Montand ter sido durante muito tempo associado à esquerda e esta é uma canção claramente “à esquerda”; talvez, também, por causa do “Chant des Partisans”, canção que me habituei a ouvir na sua interpretação nos tempos da ditadura. No fundo, talvez porque Montand sempre tenha sido “muito cá de casa”!

Sem comentários: