terça-feira, fevereiro 17, 2009

O incesto, o casamento "gay" e as "Blasfémias" de João Miranda

Ao contrário do que afirma João Miranda no “Blasfémias”, não existe qualquer semelhança entre a proibição de casamento entre pessoas do mesmo sexo e idêntica questão relativa ao casamento incestuoso. Neste último caso, enquanto situação-limite do casamento endogâmico, está em causa a saúde pública, a continuidade e fortalecimento da espécie. É evitada em qualquer reprodução animal e causa para a aceleração do processo de extinção de espécies cujo número de exemplares já é reduzido. O tabu e penalização social, a condenação moral do casamento incestuoso vem depois, como é habitual e enquanto elemento condicionador e necessário à eficácia da implementação da medida proibicionista, mas na sua base está uma causa bem material. Honestidade intelectual, precisa-se.

2 comentários:

Vic disse...

Meu caro JC

Estou de acordo com o que escreveu sobre o potencial do casamento incestuoso. Mas a verdade é que, o casamento gay também não "fortalece a espécie". Como refere, "no extremo", a só haver casamentos homosexuais a espécie extinguir-se-ia, natuuralmente.
Como é evidente, quem se opõe ao casamento gay usa de falácias para defender os seus pontos de vistas. Quem é contra, fá-lo igualmente.
O Prós e Contras de ontem foi bem demonstrativo

Abraço

JC disse...

Não vi o "Prós & Contras". Mtº sinceramente - como diz o "Arrastão" - não consigo perceber como pode haver quem se oponha ao casamento homossexual e consiga sequer discutir o assunto, algo que apenas devia ter que ver com as pessoas em causa. Até pq o casamento civil não é válido para os católicos... Diferente é a questão da adopção. Aí, embora eu seja favorável, percebo que possa ser contestável e a discussão se instale. Mas enquanto no caso do casamento incestuoso isso constitui, em si mesmo, uma problema de saúde pública, mesmo que se tratem apenas de casos pontuais - a probabilidade de mal-formações e da emergência de problemas de saúde mental aumenta exponencialmente c/ a consanguinidade - no caso do casamento entre pessoas do mesmo sexo esse problema não existe, a não ser que uma grande maioria adoptasse esse tipo de comportamento o que poria em causa a continuidade da espécie. Muita gente tb se casa e decide (ou não pode) ter filhos.
Abraço e depois do clássico de sábado direi de minha justiça!