The Ronettes - "Be My Baby" (Barry - Greenwich - Spector)
The Crystals - "Then He Kissed Me" (Barry - Greenwich - Spector)
The Brill Building (XXII)
Ora deixemos para trás o devaneio chamado Raindrops mas continuemos em 1963, ano de muitos êxitos para Barry – Greenwich mas também para Phil Spector, o criador, e duas das suas mais notáveis “criaturas”: as Crystals e as Ronettes de Veronica Benett (aka Ronnie Spector, pois claro) que conseguiu fazer durar o seu casamento com Spector até 1973. Só por isso, merecia o paraíso ou o "Rock and Roll Hall of Fame", o que só conseguiu em 2007 e por influência de Keith Richards, já que a animosidade pessoal de Spector o tinha até então impedido.
Bom, sobre as Crystals e as “trocas e baldrocas” a que Spector sujeitou o nome (umas vezes eram Darlene Love e as Blossoms que gravavavam outras as verdadeiras Crystals com “La La” Brooks) já por aqui falámos, sendo certo que no caso de “Da Doo Ron Ron” (ver post anterior)o tema começou por ser gravado por Darlene Love e depois re-gravado por Brooks. Já no caso de “Then He Kissed Me” (Barry – Greenwich) - e é deste tema que estamos agora a falar - são as verdadeiras Crystals a dar a voz. Chegou a um merecido #6 nos USA e #2 no UK e, mais tarde, em 1965, seria objecto de cover version pelos Beach Boys, integrado no álbum "Summer Days”. O que é curioso é que, no caso dos Beach Boys, passou de “Then He Kissed Me” para “Then I Kissed Her”, o que implica não só uma compreensível mudança de género como também a manutenção do “macho” como sujeito activo (podia bem ter-se chamado “Then She Kissed Me”...). Coisas do politicamente correcto da época.
Outro grande êxito de Barry – Greenwich com Spector nesse ano de 1963 é “Be My Baby” para as Ronettes, considerada por Brian Wilson a melhor canção pop de sempre. Digamos que é um exagero do também sempre exagerado Wilson, mas o tema ficou para a história - também pela introdução de bateria de Hal Blaine, que tocou com tudo o que era gente na época (Simon e Garfunkel, por exemplo). E digam lá que Veronica Benett não era mesmo uma gracinha?
Bom, sobre as Crystals e as “trocas e baldrocas” a que Spector sujeitou o nome (umas vezes eram Darlene Love e as Blossoms que gravavavam outras as verdadeiras Crystals com “La La” Brooks) já por aqui falámos, sendo certo que no caso de “Da Doo Ron Ron” (ver post anterior)o tema começou por ser gravado por Darlene Love e depois re-gravado por Brooks. Já no caso de “Then He Kissed Me” (Barry – Greenwich) - e é deste tema que estamos agora a falar - são as verdadeiras Crystals a dar a voz. Chegou a um merecido #6 nos USA e #2 no UK e, mais tarde, em 1965, seria objecto de cover version pelos Beach Boys, integrado no álbum "Summer Days”. O que é curioso é que, no caso dos Beach Boys, passou de “Then He Kissed Me” para “Then I Kissed Her”, o que implica não só uma compreensível mudança de género como também a manutenção do “macho” como sujeito activo (podia bem ter-se chamado “Then She Kissed Me”...). Coisas do politicamente correcto da época.
Outro grande êxito de Barry – Greenwich com Spector nesse ano de 1963 é “Be My Baby” para as Ronettes, considerada por Brian Wilson a melhor canção pop de sempre. Digamos que é um exagero do também sempre exagerado Wilson, mas o tema ficou para a história - também pela introdução de bateria de Hal Blaine, que tocou com tudo o que era gente na época (Simon e Garfunkel, por exemplo). E digam lá que Veronica Benett não era mesmo uma gracinha?
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