quarta-feira, janeiro 16, 2008

Portrait of a Marriage (1)

"Portrait of a Marriage" - de Stephen Whittaker (1990). Clip nº 1
António Figueira escreve hoje um – para mim - interessante post no “5dias” sobre os “Diários” de Harold Nicolson, marido de Vita Sackville-West, aristocrata e escritora inglesa integrante ou, pelo menos, relacionada com o Bloomsbury Group. Vita foi também amante de Virginia Wolf (inspirou “Orlando”) e manteve uma relação duradoura e tumultuosa com Violet Keppel Trefusis, filha de Alice Keppel a reconhecida amante oficial de Eduardo VII (acho que também trisavó de Camila Parker-Bowles mas isso é já outra história). Figueira refere também o livro “Portrait of a Marriage”, escrito por Nigel Nicolson, filho do casal Harold/Vita, e que é o melhor retrato da vida do casal e das relações de ambos, tendo a Inglaterra de “entre guerras” como pano de fundo. O livro deu origem a uma série de televisão com o mesmo nome, já por aqui referida e que é uma das minhas favoritas. Passou, não me lembro bem, no People & Arts ou na SIC Mulher, talvez há uns sete ou oito anos, de modo envergonhado e quase incógnito como costuma acontecer com muitas excelentes séries de origem britânica.

Pois o post de António Figueira “obrigou-me” a ir ao "You Tube" onde descobri a série, em episódios, na totalidade ou perto disso. Uma boa descoberta e um bom pretexto para aqui a passar nos próximos dias.

Sem comentários: