terça-feira, janeiro 15, 2008

História(s) da Música Popular (72)

The Raindrops
Manfred Mann - "Do Wah Diddy Diddy" (Barry - Greenwich)

The Raindrops - "Do Wah Diddy Diddy" (Barry - Greenwich)

The Crystals - "Da Doo Ron Ron" (Barry - Greenwich - Spector)


The Raindrops - "Da Doo Ron Ron" (Barry - Greenwich - Spector)

The Brill Building (XXI)

Pois em Outubro de 1962 Jeff Barry e Ellie Greenwich casaram e, não sabendo se tiveram muitos meninos (já que felizes para sempre não foram a não ser que “para sempre” fosse até 1965) começaram a escrever em exclusividade. Em boa hora o fizeram, já que 1963 foi o ano dos seus primeiros grandes (enormes) êxitos: “Be My Baby” para as Ronettes e “(And) Then He Kiss Me” e “Da Doo Ron Ron” para as Crystals, sempre com Spector por perto, claro.

Mas tal como Carole King, Barry Mann e o próprio Spector – de todos, Carole King a única com qualidade e êxito consistentes – ambos também acharam que tinham talento para a interpretação e se bem o pensaram melhor(?) o fizeram. Nesse mesmo ano de 1963 formaram os Raindrops, que mais não eram do que Ellie e Jeff, embora uma irmã de Ellie, Laura, também apareça em algumas fotografias do grupo, que nunca actuou ao vivo. O grupo teve sucessos efémeros (“What A Guy” e “The Kind Of Boy You Can’t Forget”, este que chegou ao top 20) e gravou um tema que seria um futuro #1 para Tommy James & the Shondells, “Hanky Pank”.

Mas, na realidade, o facto mais relevante ligado ao grupo foi a paternidade de um dos maiores sucessos da British invasion e as peripécias que a ele estão ligadas. Nesse mesmo ano de 1963 Barry e Greenwich escreveram “Do Wah Diddy Diddy” um tema destinado aos Exciters (os tais de “Tell Him”). Enquanto Raindrops decidiram também gravá-lo, mas quando preparavam a sua edição, em 1964, souberam que um cover gravado pelos Manfred Mann em Junho desse ano era #1 no UK. Dois meses mais tarde o tema era também #1 do US Billboard Hot 100. Resultado imediato: o tema gravado pelos Raindrops só seria editado em 1994!!! Quanto aos Manfred Mann, o resto é história.

Bom, mas o que temos então aqui hoje? Algo em grande, claro: as versões dos Raindrops e de Manfred Mann de “Do Wha Diddy Diddy” e, já que estamos numa de nomes estranhos, “Da Doo Ron Ron” pelos mesmos Raindrops e pela Crystals. Help yourself, avisando, desde já, que as versões de Manfred Mann e das Crystals são bem melhores. É que cada um nasce mesmo para o que nasce!

Sem comentários: