segunda-feira, outubro 22, 2012

Uma muito breve síntese do problema de curto-prazo do Sporting Clube de Portugal

Assim muito num relance, e sem entrar numa análise mais "fina" e qualitativa dos respectivos balanços, esta infografia do Jornal de Negócios dá bem para entender, "à vol d'oiseau", muito do que separa SLB e FCP, de um lado, e SCP, do outro. Enquanto a diferença entre activo e passivo (capitais próprios) é no SLB apenas de -14.4 milhões de euros (411-426) e no FCP de -12.6 milhões (210-223), no SCP essa diferença chega aos -75.5 milhões (144-220). Acresce, como diz o Jornal de Negócios, que as vendas de Witsel, Javi Garcia e Hulk não estão ainda reflectidas nestes valores, enquanto o SCP não realizou vendas significativas nem - acrescento eu - se prevê possa vir a valorizar significativamente, no curto-médio prazo, algum dos seus activos dos quais, maioritariamente, apenas já detém percentagens que rondam os 20 a 30%.

Esta infografia serve também para demonstrar o falhanço do modelo de negócio do SCP neste últimos anos: ao contrário de SLB e FCP, que conseguem um maior equilíbrio nas suas contas de exploração graças aos proveitos da Champions League e às receitas extraordinárias conseguidas com a venda de jogadores, o SCP, fruto de opções erradas na sua estratégia de recursos humanos e dos maus resultados desportivos que o afastam da disputa da Champions, vê sistematicamente reduzidas essas duas fontes de receita. Digamos que o SCP tem aqui um problema muito sério. 

9 comentários:

Vic disse...

Meu caro

Muito haveria a dizer sobre isso, mas limito-me a por uma questão: não sei onde o jornal foi buscar esse números, mas dizer que o SLB tem quase o dobro dos activos do FCP? Essa não cabe na cabeça de ninguém (gostava muito de saber onde foram eles buscar esses números), pelo que me parece ser um artigo "encomendado" em semana de eleições do Benfica.

JC disse...

Caríssimo: a fonte (CMVM - está indicada)merece toda a credibilidade, como é óbvio. E não se trata de um artigo, mas de um mtº simples gráfico animado (infografia). Aliás, não me parece questões deste tipo interessem a 99.9% dos sócios do SLB (ou do FCP e SCP), pelo que esta será mais uma razão para afastar qualquer hipótese de "encomenda".

Vic disse...

Meu caro, vá lá ao artigo e carregue no emblema do SLB e no do FCP. Vai verificar que apesar dos gráficos serem diferentes, os números apresentados são os mesmo, o que demonstra que aquilo afinal não foi feito assim com tanto rigor.

Anónimo disse...

Sporting entre a vida e a morte

Conselho Leonino reúne-se de urgência na quarta-feira para discutir a crise do Sporting, que já levou Eduardo Barroso a dizer que o clube pode ser "condenado a desaparecer"


JC disse...

Nem tinha aberto os gráficos individuais, onde há de facto um erro nos nºs do FCP, percebe-se que por lapso. Mas no gráfico que compara os 3 clubes esse erro está corrigido. São esses os nºs correctos da CMVM e os que estiveram na base do meu "post".

JC disse...

Caro anónimo: Digamos que Barroso é por natureza um exagerado (os perigos de se recrutarem dirigentes em função da sua notoriedade mediática está nele bem expresso), mas a situação do SCP é mtº grave.

Anónimo disse...

Caro JC

Limitei-me apenas a copiar uma noticia do expresso.
Inteiramente de acordo quanto a Barroso...um exagerado.

O SCP não é o meu clube. Sou do glorioso.

Reconheço que faz falta um Sporting que não "esteja de rastos" para animar o campeonato e as outras competições.

Cumprimentos

gin-tonic disse...

O Sporting está em vias de extinção?
Não me façam uma coisa dessas...
É uma machdada brutal nos tempos da infãncia, do resto da vida de muitos de nós: as guerras, as discussões, as púrrias, o quase chegar a vias de facto entre lagartos e lampiões da rua onde nasci e cresci.
Gosto que o Sporting perca, mas NÃO quero que o Sporting acabe!
Quando foi do desmembramento da União Soviética, perante a euforia instalada, alguém lembrou que os Estados Unidos ainda teriam saudades dos tempos ( perigodos tempos!) da guerra fria, em saberem que do outro lado havia um "inimigo". Agora estão rodeados por uma série deles e com eles o resto do mundo civilizado.
O momento que o Sporting vive é um momento patético.
Tempo para reconhecer - de vez! - que o dirigismo - seja de que clube fôr, seja da liga, da federação - é o pior do futebol português.
Serão os dirigentes que irão dar cabo do negócio, já que há muito deram cabo do futebol

JC disse...

Sim, Gin-Tonic, até não me importaria mtº que os "lagartos" fossem campeões de 4 em 4 anos, como nos anos 60. Mas não acho o futebol esteja estragado, ao contrário do que dizes. Hoje em dia é bem mais espectacular, evoluído e interessante.
Um grande abraço e saudações benfiquistas