quarta-feira, outubro 24, 2012

SLB: as opções de Jorge Jesus

Quando uma equipa perde dois jogadores essenciais aos seus princípios, modelo e sistema de jogo, tem duas opções caso não possua no plantel ou não tenha possibilidades de contratar jogadores com características semelhantes:
  1. Uma é manter esses princípios, modelo e sistema procurando no plantel quem possa, com sucesso, ser adaptável.
  2. Outra é efectuar as alterações necessárias nessas vertentes do jogo em função das características dos jogadores que efectivamente possui.
Tendo perdido Javi Garcia e Witsel, Jorge Jesus tem optado pela primeira alternativa o que, se podemos compreender em função das suas ideias enquanto treinador e das mecanizações já conseguidas ao fim de quatro épocas, não me parece esteja a conseguir resultados muito positivos: Matic não é Javi (é bom jogador mas é "macio" e mais "8" do que "6"), Perez não é Witsel e ainda não vi a equipa realizar esta época uma exibição acima da mediania tendo muitas, como a de ontem, ficado mesmo muito abaixo desse patamar. Restam agora a Jorge Jesus três opções:
  1. Mudar alguns dos princípios, modelo e sistema de jogo, o que me parece bem complicado em função das ideias de jogo do treinador, do "chip" da equipa e estando a época a decorrer há mais de dois meses.
  2. "Puxar" André Almeida e André Gomes, o que por lá existe mais parecido com Javi e Witsel, para a primeira equipa, se achar têm qualidade para tal.
  3. Convencer a SAD a contratar no mercado de Janeiro e tentar até lá ir "segurando as pontas".
Nota: Já agora: Miguel Vítor não é melhor "central" do que Jardel? Não terá a mesma "imponência" física, mas é bem melhor tecnicamente, mais rápido e tem uma noção mais evoluída do jogo.

4 comentários:

Anónimo disse...


Uma tristeza ver o glorioso a falhar passes uns atrás dos outros...a insistir eternamente nas laterais.
Sim, Miguel Vitor é melhor que Jardel e está na altura de lançar alguns jovens da casa. Têm dado boas provas e é nestas competições que eles dão tudo por tudo.
Jesus é teimoso e há muito que perdeu o prazo de validade. È uma cruz que temos que carregar (levar com o Jesus).

Cumprimentos

JC disse...

Tb não se pense, caro anónimo, que "os jovens da casa", como bem diz, irão resolver por si sós os problemas. Não sou um entusiasta de "que é preciso é recorrer aos jovens": têm de demonstrar e provar a sua qualidade. Veja-se o caso de Nelson Oliveira, que não se consegue impor no Depor, uma equipa talhada para o seu tipo de futebol. de qualquer modo, contra o Spartak, na luz, J vai ter que recorrer a André Almeida, já que Matic não poderá jogar.
Cumprimentos

ié-ié disse...

Então não foi por causa do árbitro que o Benfica perdeu?

LT

JC disse...

Não sou do Sporting nem da AAC, caro amigo:-)