sexta-feira, outubro 05, 2012

"Love Me Do" e os disparates

Johnny Kidd & The Pirates - "Shakin' All Over" (Maio de 1960)

Cada um é livre (pelo menos, por enquanto) de dizer os disparates que entende e muito mal lhe aprouver. Tendo dito isto, "Love Me Do" terá certamente muitas qualidades (a "letra simples e repetitiva, o ritmo sincopado, o som da harmónica) que fizeram do tema #17 no UK e lançaram os Beatles na sua carreira. Não se poderá dizer, no entanto, e ao contrário do que afirmava hoje Zé Pedro, dos "Xutos e Pontapés", na TSF, que contivesse algo de "revolucionário" (musicalmente falando, entenda-se) na cena do "rock" britânico. Mas enfim...

Para o ilustrar, mostrando a música que já se fazia por esses tempos na terra de Elizabeth II, nada melhor que este tema de Johnny Kidd & The Pirates, composto pelo próprio Kidd (Frederick Heath) e #1 no UK em Agosto de 1960, mais de dois anos antes da edição de Love Me Do". 

Nada disto tira ou pretende tirar valor a "Love Me Do" e aos Beatles, o que seria um enorme disparate. Mas convém sempre estar atento,  pôr as coisas nos seus devidos lugares e tentar corrigir os disparates dos outros. "Love Me Do" um marco? Claro, de enorme importância. Um tema musicalmente revolucionário? Vou ali e já venho. Então, e só para falar dos Beatles, o que serão "Strawberry Fields Forever", "Penny Lane", "Lucy In The Sky With Diamonds" ou temas de Harrison como "Love You To" ou "Within You Without You"? (e há muitos mais...).

Já agora, se a TSF queria assinalar convenientemente os 50 anos de "Love Me Do" porque não convidou o Luís Pinheiro de Almeida?

10 comentários:

Anónimo disse...

Além do ilustre LPA, a TSF ainda podia contar com um banco de luxo de suplentes, nomeadamente Teresa Lage e Abel Rosa.

JR

JC disse...

Verdade! Verdadinha, mesmo. Mas optam pela lei do menor esforço. Enfim, convenhamos que a exigência dos ouvintes tb não é mtª.

Vic disse...

Quem é o Luís Pinheiro de Almeida?

JC disse...

É o Luís Titá, do Yé-Yé, o gajo em Portugal que mais sabe de Beatles.

Vic disse...

Isso por cá é mato, meu caro.
Pertenço a um fórum chamado "Cervejas do Mundo", onde colaboram algumas das pesooas que mais sabem de cerveja em Portugal (e nem me incluo nesse número) e no entanto, nenhum deles alf«guma vez foi chamado a pertencer à Confraria da Cerveja, enquanto que pessoas que não percebem nada do assunto o são, meramente por serem figuras públicas.
Os jornais ou revistas, por vezes e por qualquer motivo, decidem publicar um artigo sobre cerveja: os jornalistas limitam-se a debitar coisas que se encontram na net e falam com pessoas das grandes cervejeiras portuguesas, ao invés de procurarem saber algo junto de pessoas que realmente percebem do assunto.
Absolutamente ridículo.
Note-se que no referido fórum, colaboram não só pessoas que entendem de degustação, mas também da feitura de cerveja em si, sendo que alguns deles elaboram cervejas bem melhores do que aquelas que as grandes marcas nacionais põem à venda.

Um abraço

(desconhecia essa particularidade do Luís. Aí está uma pessoa que gostaria de conhecer, uma vez que os Beatles tiveram uma importãncia transcendente na minha vida :). Quando o vir, dê-lhe um abraço meu)

JC disse...

Raramente o vejo, mas vou falando c/ ele por e-mail e no Facebook. E quando estiver c/ ele dou-lhe com certeza um abraço seu
Um abraço tb para si e vinguem-se lá hoje nos "tripeiros".

Vic disse...

Meu caro, poder-me-ia fornecer o nome porque é preciso procurar por si no facebook? E já agora, o do Luís, se não se importa.
Grato

Abraço

JC disse...

"Gato Maltês" e Luís Pinheiro de Almeida.

Rato disse...

Lá por ser músico, o Zé Pedro náo pode ser visto como uma "autoridade" na matéria. E concordo em absoluto com o teor deste post. Aliás, na época do seu lançamento (e eu vivi essa época) "Love Me Do" passou practicamente despercebida. Só a partir de "Please Please Me", já em 1963,
(essa sim, original e "pour cause" passível de ser catalogada de "revolucionária", se bem que pessoalmente também não concorde com a designação) é que a grande maioria das orelhas se começaram a voltar para o som que começava a ecoar a partir de Liverpool.
Abraço

fds disse...

O Zé Pedro é um melónamo embora Beatles não se pode ser especialista em tudo. A TSF assinalou a data e ate´mencionou que a nova edição do livro "Beatles em Portugal" está prevista para este mês. Esperemos que a TSF chateie o LPA quando sair o livro!