segunda-feira, setembro 05, 2011

As receitas da Champions League e da Liga Europa

Percebo, aceito e acho razoável que o clube que obteve maior receita na Champions League (Manchester United, 53M) tenha recebido um valor superior em mais de cinco vezes o do seu par da Liga Europa (Villareal, 9M): a Champions League é a competição de elite da UEFA, em termos de clubes, um exemplo de êxito e para assim continuar torna-se absolutamente necessário proporcionar aos principais clubes receitas que lhes permitam continuar a apresentar um futebol de alto nível competitivo.

Já me parece bem mais questionável que o Villareal, o primeiro do "ranking" de receitas da Liga Europa, tenha recebido menos que o Hapoel Tel-Haviv, o 30º do ranking de receitas da Champions League, e pouco mais dos que os dois últimos desse mesmo "ranking", FK Partizan (8.5M) e MSK Zilina (7.5M): parece-me ser absolutamente necessário aumentar a competitividade da Liga Europa e para tal torna-se imprescindível que os principais clubes que nela participam vejam as suas receitas crescer.

Ora aqui está um assunto para a UEFA repensar.

2 comentários:

JC filho disse...

A grande questão é que os patrocinadores e TVs estão disponiveis para pagar pela Champions e não pela Liga Europa. Contra isso não há muito que a UEFA possa fazer! O que cada um recebe é reflexo do bolo de receitas disponível para cada prova.

Parece-me que a UEFA até tem trabalhado de forma a tornar a Liga Europa mais competitiva (incorporação de 3ºs lugares da champions na segunda fase da liga Europa, playoff da champions entre equipas não campeãs, o que liberta alguns tubarões para a liga Europa, ...). O problema é que os principais clubes não estão dispostos (e parece-me que muito bem) a enfraquecer a champions para fortalecer a liga Europa.

Fica uma pergunta: Qt ganha o vencedor da Division 1 Inglesa e o último classificado da Premiership em direitos de TV? A diferença deve ser ainda maior ...

JC disse...

Não se trata de enfraquecer a CL. Digo, inclusivamente, que acho bem a diferença entre o que recebem os 1ºs da CL e da LE. Mas parece-me ridículo que os clubes que receberam mais na LE estejam ao nível dos últimos da CE, clubes s/ qualquer prestígio como um tal MSK Zilina.
Não tenho nºs actuais s/ o que recebem os clubes da Premiership e do Championship, comparativamente. Mas vi em tempos que a diferença não era tão grande quanto se poderia esperar, para não tornar a despromoção num desastre financeiro. Mas Inglaterra é um caso mtº especial, já que o Championship tem boas audiências e excelentes assistências. Mtºs clubes do Championship t~em mesmo melhores assistências do que alguns da Premier League.