quarta-feira, setembro 28, 2011

A alta-velocidade e a velocidade "assim-assim"

"É hoje em dia possível viajar de avião entre Lisboa e Madrid por menos de €50, ida e volta. Na minha última viagem, há menos de três semanas, paguei €40 e há quem já tenha pago menos do que isso. Por outro lado, a possibilidade de efectuar o “check in” via "internet" acaba por contribuir para encurtar o tempo de viagem: é possível chegar à porta de embarque apenas cerca de ½ hora antes da partida (ou até menos). Isto significa que é também possível, no total, fazer a viagem por avião em menos de hora e meia (o tempo de voo são 50’), não entrando em linha de conta com os cerca de 20’ de metropolitano entre Barajas e o centro de Madrid, já que esse mesmo tempo pode ser gasto entre a futura estação do TGV e o local final de destino em Madrid."

Isto foi o que escrevi neste "blog" no dia 12 de Novembro de 2009. Agora, espanto meu, o governo anuncia que o tempo previsto para o percurso Lisboa-Madrid no comboio de velocidade "assim-assim" será de 3 horas e 49'. Li mal? Não: três horas e quarenta e nove minutos. Se já existia à partida, no caso da alta-velocidade, um problema de competitividade com o avião, por via do preço, gostaria me explicassem qual a vantagem oferecida por comboio que efectua o percurso, no mínimo, no dobro do tempo de um voo normal. Isto, claro está, sem contar com o incómodo de uma hipotética mudança de comboio em Caia ou em Badajoz, já que ninguém ainda explicou como vai ser feita  a passagem do comboio de alta-velocidade espanhol para o de velocidade "assim-assim" português.  Mas pronto, está tudo bem, não é assim?

Nota: Já agora, uma pergunta. A linha Madrid-Badajoz só será hipoteticamente rentável com a sua extensão a Lisboa em alta-velocidade. Não entendo como os governo de Espanha e Extremadura embarcam neste disparate. Ou será que toda esta história está mal contada?

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