quinta-feira, março 17, 2011

História(s) da Música Popular (177)


"The Association" - "Along Comes Mary"

"Sunshine Pop" (I)


Pois a seguir à Ivy League, em pleno território da “british pop”, só poderia vir a seguir aquilo que ficou para todo o sempre designado por “sunshine pop”. E o que é tal coisa? Bom, segundo a Wikipedia (que nem sempre tem razão mas neste caso está mais ou menos correcta), tal pode definir-se como um sub-género da "pop" “characterized by a cheerful attitude, close vocal harmonies, and sophisticated production”. "Mai nada"! Floresceu principalmente na costa oeste dos USA como reacção a algum "pop-rock" mais empenhado social e politicamente. Certo?

Dos seus intérpretes, normalmente grupos (a dita Wikipedia inclui neles os Beach Boys, e aí já não estou nada de acordo; estou mesmo no mais profundo desacordo mesmo considerando qualquer das fases por que passou o grupo), talvez os mais ignorados em Portugal sejam os “Association”, o mais prolífico e o meu favorito do género, se excluirmos os The Mamas and The Papas cujo âmbito e importância da sua música ultrapassa as fronteiras da "sunshine pop". Pois comecemos por aí.

O grupo teve os seus inícios em LA, em 1965, embora os seus membros tenham origens várias, da "east coast" à "west coast" dos USA. O que importa é que começaram a tocar no célebre e hollywoodiano “The Troubadour”, por onde passaram nomes como James Taylor, Carole King, The Byrds and so on. Editam um primeiro “single”, sem grande sucesso, e em 1966 surge “Along Comes Mary”, talvez não o tema mais característico do grupo, nem o meu favorito, mas o seu primeiro êxito.

Aqui fica!

Sem comentários: