quinta-feira, agosto 19, 2010

Obsessão...

O presidente do FCP parece ter desenvolvido ao longo dos tempos uma enorme obsessão pelo Sport Lisboa e Benfica, obsessão essa que se tem vindo a acentuar nestes últimos anos. Não admira: o SLB foi dominante nos anos em que se desenvolveu e implementou o futebol moderno (décadas de 60 e 70 do século XX), foi o primeiro clube português a obter sucesso internacional, os jogadores do SLB eram maioritários e foram determinantes no resultado alcançado pela selecção nacional no Mundial de 66, resultado este que constitui a sua melhor prestação até ao momento, e foi e é do SLB a maior referência de sempre do futebol português (Eusébio da Silva Ferreira). Sabe também Pinto da Costa que não existindo, nas condições actuais, mercado para três grandes clubes em Portugal, é o Benfica, pela sua dimensão, potencial e valores históricos, o único clube que pode impedir o FCP de prolongar para o futuro a hegemonia que conquistou nas três últimas décadas, sabendo também que, em termos políticos, sociais e económicos, o futuro, com a zona do Grande Porto em alguma perda, não se apresenta muito favorável aos seus desígnios. Por último, a noção de que alguma coisa pode estar a mudar na gestão do SLB e que a consistência de resultados, até aqui esparsos, pode efectivamente vir a ser viável, não deixará certamente de preocupar um presidente do FCP que também já não poderá deixar de acusar as consequências da lei da vida.

No entanto, se for dar-se ao trabalho de verificar a rentabilidade desta sua actuação, por certo Pinto da Costa verificará que para além de uma demonstração de poder num futebol português cuja batalha pelo domínio desportivo ele tentou transformar numa luta entre “famílias” - onde não faltam as manifestações de lealdade das famílias dependentes, sempre prontas para se alimentarem de algumas migalhas (a última parece ser o SCP) – em termos de rentabilidade e exceptuando um ou outro caso mais relevante como o de Radamel Falcao, a estratégia está longe de se ter revelado brilhante e bem sucedida, faltando perguntar, por exemplo, se um tal de Nica Panduru terá mesmo comprado um quarteirão inteiro da cidade de Bucareste com os ordenados auferidos quando da sua passagem pelo FCP.

Mas enfim, sabemos que isto das obsessões, sejam elas as paixões serôdias por jovens em busca de protecção e património, pela declamação inflamada ao estilo de um Villaret ou Ary dos Santos ou a inveja pelo activo do próximo, contém em si sempre muito de irracional, tanto como irracional é tantas vezes o desejo. Tanto mais irracional, claro, quanto as condições reais e concretas do obcecado e do seu mundo tornam cada vez mais difícil a sua concretização.

12 comentários:

Sávio disse...

o unverso benfiquista é vive e dorme a pensar no Porto.
não há jogador que ao estar prestes de ser contratado não apareça uma noticia dos jornais avençados a dizer que o Porto está interessado.
parece que é o justificativo para qualquer contratação na luz.
só o facto de haver interesse, mesmo que ficticio, do Porto dá ao adepto benfiquista o suficiente para aprovar a opção da direcção.
são uns tristes.

Anónimo disse...

Mesmo sendo do Porto, o amigo Sávio sabe ler ?

http://www.marca.com/2010/08/19/futbol/futbol_internacional/1282222403.html

JC disse...

Em castelhano? Não é pedir demasiado? Ainda se fosse em galego, que tb trocam os "vês" pelos "bês"!

pois disse...

Meu Caro JC,

Não me venha com tretas e tentativas de desvirtuar a história, os slb's até o Tó Neves (portista e hoquista) levaram obsessivamente.
Quanto a Salvio talvez quiséssemos que nos o emprestassem porque queremos o nosso banco de suplentes completo.
Basta um aceno do NGP e toda a "naçom" slb treme como tremia a n/ economia a um espirro de Champalimaud.

Continue em 11º
http://www.abola.pt/nacional/liga.aspx?id=942

JC disse...

Hóquei em patins, caro Pois? Desconheço tal desporto...
Cumprimentos

JC disse...

Já agora: http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=458256

pois disse...

Meu caro,

"Empresário dos Dragões", mas qual empresário? Mas qual emissário? Como diz um conhecido da blogosfera "abomino teorias da conspiração, fujo mesmo delas a “sete pés”". Fuja desta.
É mesmo de acreditar que com uma proposta de 3M Vs uma de 2 M (mais 50%) o clube tudo deixe na mão do jogador. É que são mesmo bons a decidir estas coisas na vez dos clubes.
O que vale hoje é sexta

Cumprimentos

JC filho disse...

Enrique Cerezo, confirmou interferências. “O Benfica é uma hipótese, mas há outra equipa portuguesa na corrida com as mesmas possibilidades. Ninguém está em vantagem. Se é o FC Porto? Não posso revelar o nome.” Devia ser o Carcavelinhos ...

O que o PdC n percebeu é que este ano quem vai à Champions é o SLB e por isso a vantagem competitiva do FCP nas contratações acabou. Essa vantagem é agora do SLB

JC disse...

Caro Pois: não vejo, por mtº que me esforce, onde poosa estar, neste caso ou nos anteriores (existem dezenas), a teoria da conspiração...
O SLB foi campeão, está na Champions, tem excelentes relações c/ o Atlético e c/ Quique Flores, jogam no SLB mtºs argentinos. Só poderia ter mesmo este desfecho...

JC disse...

Já agora: se v. fosse presidente do Atlético o que preferiria? Receber agora 2 MM e o jogador emprestado ter oportunidade de jogar na CL, valorizando-se, ou 3MM jogando o atleta na LE, c/ mtº menor visibilidade?

pois disse...

Meu caro,

O seu post não trata do que seria melhor ou pior. Trata de uma obsessão que na minha opinião não passa de "teoria de conspiração" ou no mínimo complexo de perseguição, mas que "a mon avis" mais não é que uma estratégia de credibilização das contratações.
Quanto à pergunta sobre o que eu preferiria e sem dúvida nenhuma opostamente ao que está escrito na "notícia" que me linkou era que a minha decisão não ficasse "nas mãos do jogador" nitidamente um indício da completa falsidade do exposto no jornal em causa.
Talvez este sálvio até seja bom GR o que mais tem afligido a seita slb
Cumprimentos

Luís Alberto disse...

Parece-me que a obsessão de JC pelo Porto consegue ser maior.

Luís Alberto