terça-feira, agosto 03, 2010

Mais uma lição de José Mourinho

Se alguém sente ainda necessidade de entender algumas das razões do sucesso de José Mourinho fora de Portugal, a leitura das suas afirmações sobre André Villas-Boas, nesta entrevista ao “Record”, por certo não deixará de lhe dar respostas. Em vez do elogio fácil – tão ao gosto dos portugueses -, do amiguismo e do compadrio em relação a alguém que sempre foi um dos seus próximos, Mourinho opta por algum distanciamento, enorme rigor na apreciação de um assunto e de alguém que terá, com os resultados, de provar a justeza da sua contratação; que terá de fazer, solitariamente, o seu próprio caminho. Parece irrelevante, mas encerra em si toda uma concepção de vida e lição de gestão.

Aliás, toda a entrevista é um exemplo de despojamento e de rigor – como quando fala sobre a selecção e perfis de seleccionadores - indo directo aos assuntos com pragmatismo, sem rodeios ou quaisquer tendências para afirmações bombásticas tão ao gosto de alguns treinadores medíocres aqui do rectângulo.

Uma grande chapelada, pois claro!

11 comentários:

pois disse...

Caro JC,

Se Mourinho quisesse ser rigoroso em vez de revanchista onde disse "Se o FC Porto foi bi ou tri" teria dito o FC PORTO foi tetra e penta isso é que era rigor.

Cumprimentos

JC disse...

Do que v. se vai lembrar!... Claro que o FCP foi isso tudo, mas tal pormenor é completamente irrelevante para o comentário e para a análise das afirmações de JM. Será que vocês, "tripeiros", só são mesmo capazes de olhar para o umbigo?

pois disse...

Caro JC

Poupe-me dessas considerações.

Veja lá se em vez de

"Muitos podem perguntar porque é que escolheram alguém que nunca foi treinador na vida, a não ser nestes dois ou três meses na Académica."

Afirmasse
O FCP está em constante renovação e o presidente que mais títulos venceu de novo surpreende e faz uma aposta de risco num treinador jovem e com potencial (o scp também o viu).

Continuava a ser rigoroso e não demonstrava o azedume de quem cospe no prato que comeu.

Nota-se a má relação que deve ter ficado com AVB.

Mourinho pode ser (é) um vencedor mas falta-lhe algo para que o possa considerar como pessoa.

Cumprimentos

JC disse...

Se fizesse essas afirmações estaria a caucionar AVB e a sua contratação por PdC,prestando vassalagem a PdC e dando o "endorsement" a AVB, o que JM nunca fará. Vejamos... A partir do momento em que deixou o FCP, este clube, para JM que é um profissional,é apenas mais um adversário, o mesmo acontecendo a AVB desde que este foi treinar o FCP.É esta mentalidade, de ser a única "estrela", não prestar tributo ou vassalagem a ninguém e esquecer as emoções, que faz de JM um vencedor!Algo que vocês, "tripeiros", não suportam, pois só admitem um líder - PdC - e só sabem funcionar c/ as emoções, esquecendo qualquer "aproach" baseado na racionalidade. JM conduziu o FCP à conquista de uma Taça UEFA e de uma CL. Encheu ainda os cofres do FCP com a compra do passe de alguns jogadores, por quantias chorudas, um dos quais (Quaresma) só se entende mesmo por "frete". Que querem mais? Será que ainda não perceberam que o modelo de liderança e de negócio que conduziu o FCP ao patamar actual está esgotado? Ou será que ambos -modelo de liderança/negócio e FCP - já se não distinguem? Em política, as ditaduras começam a apodrecer e cair quando isso acontece...
Agora vou para a "Catedral".
Cumprimentos

pois disse...

JC

Saia lá da redoma que assim não o oiço.

Vejamos...(como diz):
1_Pode tiras as aspas aos tripeiros, é o que somos;
2_JM nunca consegue referir-se ao Penta Campeão deixando de lado as emoções nem o azedume;
3_Só sou Portista por emoção, não por razão, nem entendo o que isso possa ser;
4_A equipe liderada por JM conduziu o PORTO á conquista da TU e da CL. Dessa equipa faziam parte V. Baia, P. Ferreira, J. Costa, R. Carvalho, N. Valente (a defesa da selecção) Costinha, Maniche e Deco (o meio campo da selecção) McCarty, Pedro Mendes, Derley entre outros;
5_ Quaresma não foi um frete, foi um negócio com beneficiados claros (JM não foi o prejudicado - deveria de ser, mas não foi);
6_O modelo de liderança e de negócio do FCP foi o que sempre o slb tentou copiar e implementar e que com preciosa ajuda este ano resultou.

gps disse...

Com preciosa ajuda de JJ (presumo eu) :)

Realmente o JM é muito objectivo nos seus discursos, mas poderia ser menos seco (quando ele foi contratado pelo SLB também ninguém lhe deu grande crédito)

gps disse...

Mais uma achega para a objectividade do discurso de JM:

ainda há poucos meses dizia que o Cristiano Ronaldo era inferior ao Ibrahamovic e que não era "imaturo, desrespeitoso, sem educação e com infância difícil"

agora já é "assombroso"

gps disse...

ERRATA

JM afirmou que CR era "imaturo, desrespeitoso, sem educação e com infância difícil"

JC disse...

1. Uso sempre aspas quando me refiro a "tripeiros" ou "alfacinhas" (sou "alfacinha"). São expressões pitorescas, alcunhas para designar os naturais das 2 cidades e, por isso, devem sempre levar aspas.
2. Diz você. É uma opinião meramente subjectiva, "biased", de quem se refere sempre a JM c/ azedume.
3. Todos nós somos adeptos de um clube c/ base fundamentalmente nas emoções. Mas tal coisa não nos deve toldar a racionalidade necessária para entender a realidade e tentar agir correctamente sobre ela. Tento fazê-lo e a prova, se segue o "blog", é ver como tantas vezes falo do meu clube.
4.Exceptuando Jorge Costa (um grande profissional, acrescento) e Baía, quem eram os outros antes de JM?
5. o único beneficiado parece-me ter sido o FCP, que vendeu gato por lebre...
6. O modelo FCP, nascido no pós-25 de Abril e consolidado nos anos 80 em condições políticas, sociais e económicas irrepetíveis, não é por isso mesmo copiável. O modelo do SLB nos últimos 2 anos nada tem de semelhante e é mesmo antagónico.
7. (GPS) JM mudou o seu discurso em relação a CR quando este passou a ser seu jogador. Acho apenas prova a sua capacidade de liderança.
Cumprimentos a ambos

pois disse...

Caro JC

Obviamente não vamos tranformar isto numa discussão interminável. Mas,

5_Acha mesmo??? O único???
6_Os ciclos poerão ser mais longos ou mais curtos mas são ciclos e repetem-se. O seu clube, em 2005, já que ninguém mais o quis ser, conseguiu ser campeão, socorrendo-se da liderança "copiada" de Veiga; O modelo do slb nos ultimos 2 anos deve ser o modelo de LFV, que se não erro já vem de 2003 e mais uma vez tentando o modelo de PdC e JM aposta forte na capacidade do técnico para ficar na frente - bastou o zumzum de um tal assédio para o movimento especulativo...

JC disse...

5. Poderão existir outros, mas dos conhecidos só o FCP e empresário de Quaresma. Outros ainda? Não entro nem alimento teorias da conspiração.
6. O modelo do SLB entrou em mundança nos últimos 2/3 anos, após o afastamento de Veiga. pode ser que um dia escreva s/ o assunto.