quarta-feira, agosto 25, 2010

Porque não apoiei o SC Braga nem fiquei feliz com a sua vitória

  1. Porque não sou patriota: identifico-me com os que partilham os meus valores e comportamentos e isso não acontece com a maioria dos portugueses.
  2. Porque sou benfiquista e por isso não desejo o fortalecimento dos meus adversários.
  3. Porque pouco me interessa a Liga portuguesa e a valorização do futebol português no seu todo: o meu interesse é que o meu clube se aproxime cada vez mais dos grandes clubes europeus (os seus “pares”) e venha a disputar com eles um futuro campeonato deste continente ou, no mínimo, um campeonato ibérico.
  4. Porque pouco ou nada me interessa que mais clubes portugueses disputem as provas da UEFA. Interessa-me que o meu clube seja campeão, digamos, três em cada cinco vezes e nunca se classifique abaixo do 2º lugar, o que lhe assegurará sempre um lugar nas provas da UEFA.
  5. Porque o SC Braga tem uma forte ligação ao FCP, principal adversário do meu clube. Apoiá-lo seria, pois, apoiar Pinto da Costa, os seus comportamentos - desportivos e extra-desportivos - e o FCP.
  6. Porque apoiar o SC Braga significa apoiar Mesquita Machado e a C. M. de Braga, os verdadeiros proprietários do clube, pessoa e instituição que, na sua gestão actual, estão nos antípodas dos valores que perfilho.

Apesar de todas estas razões me levarem a não apoiar o SC Braga e ter preferido que se verificasse a vitória do Sevilha FC, reconheço na equipa de Domingos Paciência uma identidade forte e processos de jogo bem definidos e assimilados (é, neste momento, a melhor equipa portuguesa), mérito completo na vitória e ao seu treinador capacidade profissional indiscutível. Por vezes, faz-me lembrar as equipas de Héctor Cúper, com um modelo de “bloco médio/baixo” muito forte defensivamente, jogadores rápidos, habilidosos e muito móveis a saírem a jogar no contra-ataque ou a aproveitarem os lançamentos longos para as costas da defesa contrária e grande aproveitamento das bolas paradas. No SC Braga funciona na perfeição, mas não dá para adaptar aos três grandes.

17 comentários:

JC filho disse...

Acrescento mais 1 ponto: Porque assim temos de dividir os 5,5 M€ de direitos televisivos com o Braga (em 50%-50%). O que não deixa de ser injusto, já que o SLB vai ter audiências médias 5x superiores às do SCB.

Fica uma pergunta: Porque não o Matheus para substituir o Di Maria. (1) É rápido, aparecendo muito bem nas costas dos defesas, permitindo à equipa jogar um futebol mais directo qd necessário; (2) Remata e finaliza bem (tal como o Di Maria), sendo o médio que marca golos (o que tirando o Carlos Martins, n existe no SLB neste momento) e (3) Já está adaptado ao futebol português e foi treinado por Jesus.

Não vejo actualmente ninguém com caracteristicas tão parecidas com Di Maria como o Matheus. único senão é ter já 27 anos e não ser muito valorizável.

Fica a ideia, quem sab

JC disse...

Pq não o Matheus? Por causa do péssimo relacionamento entre clubes,presidentes e treinadores respectivos claro.

ié-ié disse...

Ai esta obsessão pelo FC Porto!

LT

ié-ié disse...

Depois queixa-te, JC, porque há tanto e tanto anti-benfica!

O futebol é mesmo irracional!

LT

JC disse...

Mas só vês aqui anti-"tripeirismo"? O "post" é sobre o Braga e só "en passant" fala do FCP. Bom, agora vou para a praia, que é o que faço de melhor!...
Abraço

Anónimo disse...

Subscrevo e assino por baixo.
Nem mais.
Glorioso é glorioso.
Alguém sabe o que é o SCB ?

Cumprimentos

Sai De Cima disse...

ex-glorioso, ex-glorioso!

ié-ié disse...

Então, JC, não há uma diatribe contra o Sporting?

LT

JC disse...

Até simpatizo c/ os "lagartos"~.

Anónimo disse...

Os lagartos tiveram um roberto na baliza do brondby.

Anónimo disse...

"Porque apoiar o SC Braga significa apoiar Mesquita Machado e a C. M. de Braga, os verdadeiros proprietários do clube..."

Portugal mudou muito nos últimos anos e, pelos vistos, para pior.
Ainda há pouco tempo Braga era a segunda cidade benfiquista portuguesa e o Benfica jogar lá era como jogar em casa. E Mesquita Machado e a C. M. de Braga já eram o que são e já estavam onde estão.
A compra do Matheus é só para a semana anterior ao jogo entre o Benfica e o Braga. Há coisas que não mudam rapidamente, a não ser com a moralização do futebol português, claro.

CMD

ié-ié disse...

OK, JC, já percebi, é só obsessão pelo FC Porto, pelo Norte...

LT

JC disse...

E o que têm a ver os benfiquistas de Braga c/ o SC Braga e c/ o facto do proprietário, de facto, do clube ser a respectiva CM da cidade dirigida por MM? Não estará a misturar alhos c/ bugalhos?
LT: Ai agora é contra o norte? Bom...

ié-ié disse...

Também eu não sou patriota: muito gostava eu que o Benfas levasse hoje uma abada do Setúbal!

LT

JC disse...

Claro: és "tripeiro"!

filhote disse...

JC filho: calma, muita calma. Volto a frisar que Gaitán é um extraordinário futebolista. Era, de longe, o melhor jogador do campeonato argentino. Não precisa de adaptar-se a um "grande", pois jogava noutro (Boca), é jovem, e já carbura bem mais que o Dí Maria nas duas primeiras épocas de águia ao peito.

Ainda a propósito do Braga... Roberto para aqui, Roberto para ali, e ninguém fala dos "frangos" monumentais, em Sevilha, do "goleiro" Filipe... claro, o Braga venceu, porém, dá-me a ideia que esses jornalistas-esportivos-ao-serviço-de-sua-mediocridade querem queimar Roberto, no intuito de promover o "amigo português" Moreira...

pois disse...

Meu caro,

Querem queimar Roberto. O Filhote vê os jogos e as jogadas ou está a escrever um romance?

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=220189