quinta-feira, agosto 05, 2010

SLB: o "puzzle" de Jorge Jesus

Um dos factores que esteve na base do sucesso do SLB na época passada foi o facto de Jorge Jesus ter “acertado” com modelo e sistema de jogo da equipa, o adequado a quem tem de jogar em balanceamento ofensivo, contra equipas “fechadas”, em 95% dos jogos e aquele que conduziu ao sucesso muitas equipas do SLB do passado: transições rápidas, equipa em largura com rapidez e desdobramentos (Coentrão/Di Maria e Maxi/Ramires) pelas faixas, “pivot” defensivo posicional a equilibrar a equipa (lembram-se de Thern e Stromberg?) e ponta de lança de referência, mesmo que pouco móvel, na área. Aliás, quando a equipa abandonou este modelo (Anfield) ficou dele orfão e... “tramou-se”.

Será talvez altura de lembrar a Jorge Jesus que o 4x3x3 não tem qualquer tradição no clube, que com Saviola e Jara no jogo externo a equipa perde a largura tão necessária contra os adversários em “bloco baixo” (e também à criação de espaços para Cardozo, que não é um ponta de lança que os crie), que César Peixoto não é rápido nos desdobramentos pelas alas e, sem Ramires, não existe ninguém que “estique” e “encolha” o jogo na direita (talvez Maxi/Amorim?), mantendo os equilíbrios ofensivo e defensivo. Um “puzzle” para Jorge Jesus resolver, mas que deveria estar já solucionado antes de começarem os jogos a sério até porque sabia há muito Di Maria e Ramires seriam as peças que mais facilmente lhe faltariam

Entretanto, alguém terá de me explicar uma coisa muito simples: porque foi contratado Gaitán?, que me parece claramente “off strategy” por dificilmente encaixar no 4x1x3x2 do ano passado?

Sem comentários: