desculparme-á, mas o que se ouve, tem mesmo a ver com a ópera < O Barbeiro de Sevilha>, onde por exemplo se ouve a ària da calúnia, Una voce poco fa, para além do fabuloso Figaro cá, Figaro lá? mt obrigado Chessplayer
Não peça desculpa, fico mesmo satisfeito tenha colocado a questão. A resposta é "não". Trata-se da ópera de Paisiello, do século XVIII, anterior portanto à de Rossini (séc. XIX) mas baseada na mesma peça de Beaumarchais. Existe, para além desta, das de Rossini e de Mozart, ainda uma outra versão, salvo erro mesmo anterior à de Paisiello. Esta lindíssima "cavatina", numa versão apenas instrumental foi fundamentalmente popularizada pela banda sonora do filme "Barry Lyndon", de Stanley Kubrick. Cumprimentos e foi um prazer responder.
2 comentários:
desculparme-á, mas o que se ouve, tem mesmo a ver com a ópera < O Barbeiro de Sevilha>, onde por exemplo se ouve a ària da calúnia, Una voce poco fa, para além do fabuloso Figaro cá, Figaro lá?
mt obrigado
Chessplayer
Não peça desculpa, fico mesmo satisfeito tenha colocado a questão. A resposta é "não". Trata-se da ópera de Paisiello, do século XVIII, anterior portanto à de Rossini (séc. XIX) mas baseada na mesma peça de Beaumarchais. Existe, para além desta, das de Rossini e de Mozart, ainda uma outra versão, salvo erro mesmo anterior à de Paisiello. Esta lindíssima "cavatina", numa versão apenas instrumental foi fundamentalmente popularizada pela banda sonora do filme "Barry Lyndon", de Stanley Kubrick.
Cumprimentos e foi um prazer responder.
Enviar um comentário