terça-feira, agosto 17, 2010

Mercado de transferências

No “Jogo Jogado” de ontem, dos raros programas sobre futebol a que vale a pena estar atento, Luís Freitas Lobo levantava a questão, com a qual concordo, de não fazer qualquer sentido o mercado de transferências estar aberto até 31 de Agosto, data em que todos os campeonatos europeus estão já a disputar-se. Acrescento algo mais: à semelhança do que já acontece com os jogos das suas competições, incluindo as fases de apuramento para Europeus e Mundiais (selecções), a UEFA deveria determinar, uniformizando, as datas de início e fim das ligas profissionais dos países que a integram, apenas com os desfasamentos, que já acontecem, relacionadas com condições climatéricas extremas de alguns desses países. Em função do calendário assim definido, estabeleceria então o período autorizado para transferências, em princípio cingido ao tempo de pausa das ligas europeias. Tudo ficaria bem mais claro.

2 comentários:

pois disse...

Ora ái está uma opinião que me admirou caro JC,

Acho que do modo que tudo avança e evolui, o futebol tem que se preparar para acabar o período autorizado para transferências, que quanto amim tende a ser livre.

É assim no restante mercado de trabalho. As sucessivas alterações por implicações de liberdade (tipo Bosman) são disso indício inegável.

Há-que preparar-se que a resistência não vai durar muito.

Penso eu de que.

Cumprimentos

JC disse...

Não pode ser livre. V. veria durante a disputa dos campeonatos alguns clubes a contratarem jogadores de clubes concorrentes para os enfraquecerem. E um dia jogariam pelo clube A e noutro pelo B. Já considero mesmo o período de Janeiro bastante questionável. Nem NBA, onde estas coisas são feitas "a sério", as coisas se passam do modo que refere. Pelo contrário, existem legislação e regulamentos bem apertados ("draft", tectos salariais, etc)
Cumprimentos, carago! (carago, não. Carago!)