domingo, agosto 29, 2010

Roberto? E que tal falar antes de Nicolás Gaitán?

Bom, deixem lá o pobre do Roberto em paz por uns minutos (defender um “penalty”, naquele momento, foi crucial, mas defender ou não um “penalties” não tem qualquer significado sobre o valor efectivo de um guarda-redes) e centrem-se no que foi essencial na vitória de ontem do SLB: largura e profundidade. Dois dos golos resultaram de centros de Gaitán, de jogadas pelas alas até à linha de fundo, e, claro, em um deles lá apareceu Cardozo, assim tendo oportunidade de potenciar as suas qualidades. Gaitán, ao contrário de Di Maria, não “explode”, mas parece ser mais preciso no modo como finaliza cada intervenção, ter mais “cabeça” e melhor sentido colectivo. Vamos ver no que dá...

8 comentários:

Anónimo disse...

Vamos ver. Mas o glorioso ontem ainda esteve muito longe do que fez a época passada. Apenas Coentrão, David Luis e Aimar (que não sabe jogar mal) estiveram ao nível a que nos habituaram.
Gaitan com mais rodagem...poderá ser uma mais valia. A ver vamos.

Cumprimentos

JC disse...

Peço desculpa, mas David Luiz não esteve nada bem. Vistoso, defensivamente bem, mas exagerando no modo como saía a jogar. Perdeu demasiadas vezes a bola por isso, o que a jogar em inferioridade numérica era pouco recomendável.

Anónimo disse...

Tenho de lhe dar alguma razão. Mas essa é uma das caracteristicas do David Luis. De vez em quando sofre "ataques de infantilidade" no meio da entrega ao jogo, e saem uns disparates de levar as mãos à cabeça. Mas enter o deve e o haver o resultado acaba por ser positivo.

pois disse...

Caro JC,

Que peninha interromper um ciclo de posts tão do meu agrado.

Paciência, paciência não que esse é do braga e sendo do braga também é um bocadinho ca câmara e de mesquita que por sua vez é um bocadinho perto do Porto e é no Porto que está o PORTO e é do PORTO o NGP PdC. Logo Paciência é PdC e não é grato.

Cumprimentos

filhote disse...

Surpreendidos com Gaitán???????

Eu avisei, por aqui...

JC disse...

Eu lembro-me, Filhote! A questão não é a sua qualidade como jogador mas a função que pode ter na equipa.

JC filho disse...

Não vi o jogo, mas quero deixar um comentário às criticas ao D. Luis. Aqueles excessos no transporte de jogo são pedido pelo treinador. Certo que em algumas vezes perde a bola (vezes cujo Javi compensa no centro da defesa) mas nas outras cria desiquilibrios que são essenciais.

Já o ano passado o Di Maria era criticado por perder tantas bolas, mas este ano vê-se o fundamental que era para criar desiquilibrios.

Estes jogadores que arriscam mais, obviamente falham mais, mas são essenciais em equipas que têm de jogar contra muros.

Acho que o D. Luis pode ser criticado pelas brincadeiras/fintinhas que às vezes faz na defesa, mas não por assumir o transporte de bola para a frente. Na minha opinião, é isso mesmo que se lhe pede.

JC disse...

Bom,aceito em parte a argumentação, até pq as saídas a jogar de David Luiz são, de facto, um dos importantes princípios de jogo da equipa, que lhe permitem ganhar superioridade a meio-campo e evitam Aimar tenha de recuar tantas vezes. Mas neste princípio de época, talvez pq a equipa esteja a jogar sobre brasas, tem exagerado e perdido a bola vezes de mais, s/ necessidade, no espaço interior e na linha média do SLB, o que é diferente de a perder, como acontecia c/ Di Maria, nas alas e no meio-campo adversário. E desequilibrar era a função essencial de Di Maria, o que não acontece c/ David Luiz. E Javi não pode estar em todo o lado... O jogo de David Luiz precisa de encontrar algum equilíbrio...