sábado, agosto 21, 2010

Três derrotas

  1. Não me escondo nos maus momentos. Por isso, este “post” tem como objectivo principal abrir a caixa de comentários à discussão.
  2. Àquilo que disse anteriormente, e que reafirmo, apenas acrescento e admito agora que Roberto não pode jogar nos próximos jogos.
  3. Já tinha dito aqui que Jorge Jesus vinha a falar demais. Deveria calar-se durante os – longos - próximos tempos.

18 comentários:

Chessplayer disse...

totalmente de acordo.
saudações gloriosas

Anónimo disse...

Chegou a hora da verdade. Antes tarde que nunca Caro JC.

Contasse o SLB com Di Maria e Ramirez e pusesse em prática todo o fulgor táctico por si preconizado e demonstrado na última época que, ainda assim, não se livraria deste grande problema.
Roberto !
As imagens falam mais que mil palavras.

Se o SLB seguir a sua sugestão de colocar Roberto no banco, tal constituirá a rendição absoluta perante a evidência do malogro da terceira aquisição mais cara de sempre do clube e a oitava de um guarda-redes na história do futebol, não obstante tantas opções presentes nas equipas da primeira liga ou na liga de honra ( parece-me que todas as equipas em competição têm guarda-redes melhores) para não falar do desprezado Eduardo.
Júlio César, por aquilo que se viu em Liverpool, não será muito melhor que Roberto ( pior é difícil ) e também não fará o SLB passar o Rubicão.

Mas eu não culpo tanto o Roberto.
Culpo mais o mentor ou responsável desta aquisição e quem persiste em não explicar a bondade deste oneroso negócio aos sócios e adeptos do SLB.

Também no Sporting estão a vender as “maçãs podres” e o melhor da sua formação e a substituir estes por outros “robertos” com os brilhantes resultados â vista.

No fundo, estão a estender as passadeiras vermelhas e verdes para o FCP e P da C se afirmarem mais um tetra ou um penta.
Depois não adiantam as desculpas das arbitragens ou dos sistemas.

A circunstância de Roberto não ser opção para o Atlético nem vingar nos clubes para onde foi relegado não motivaria uma avaliação mais cautelosa ?
Alguém vai assumir o falhanço e dele tirar consequências ?
Podemos ficar tranquilos com a gestão do SLB onde, em contra-ciclo com crise geral, se gastam todos anos dezenas de milhões sem resultados apreciáveis (excepto a época passada) ?

Umas achas para a discussão.

JR

filhote disse...

Eu vou mais longe, Gato Maltês.

Mantenho tudo o que aqui escrevi, no outro post, mas rendo-me, dou a mão à palmatória no que respeita a Roberto... o Jesus tem de retirá-lo do 11, sim, e a direção tem de tentar vendê-lo... já!

Apesar do potencial que Roberto parece ter - boa estampa física, reflexos entre os postes, interessante reposição de bola -, não é guarda-redes para o Benfica. E, ou muito me engano, a equipa está desmoralizada com a insegurança à ilharga.

Na Madeira, perdemos 3 pontos por causa do Roberto. Sem discussão!

filhote disse...

Caro JR,

apenas uma correção... Eduardo não foi desprezado... o que acontece é que, muito provavelmente, não é guarda-redes para clube grande... ou será que Sporting, Porto, e todos os grandes clubes da Europa também o desprezaram?

É bem diferente defender a baliza de um clube pequeno/médio, cuja táctica tende a ser bastante mais defensiva e protectora do guarda-redes, para além do mesmo estar "muito mais em jogo" durante os 90 minutos.

Será que o Bracali, do Nacional, seria tão brilhante no Benfica? Duvido...

Reparem como o Eduardo esteve tão bem na hiper-defensiva Seleção... e, mesmo assim, não me esqueço daquela exibição dele quando o Benfica de Quique Flores visitou Braga... decidia-se o 3º lugar, e o Eduardo ofereceu-o ao Benfica (em 2 dos 3 golos)...

Por isso, quando escrevo "não é guarda-redes para o Benfica", refiro-me mais a "estaleca mental". O Quim tinha-a, sem dúvida.

O responsável pela aquisição do Roberto? É o Jesus. Porém, não o crucifiquemos por isso. O homem arriscou, é certo, mas as exibições do Roberto na temporada passada foram, sem exagero, transcendentes!

Jorge Jesus disse...

Ai Jesus, se o campeonato terminasse agora, ia com os porcos!

JC disse...

Concordo a 100% c/ a análse que o Filhote faz dos GRs. Quim era um gr mediano e a opção deveria tersido contratar um GR experiente, indiscutível,mesmo que em fim de carreira ao estilo Michel Preud'homme ou Peter Schmeichel. Mas, embora assuma o erro na contratação do GR (para mim a opção não será agora J. César mas Moreira, até pq tem o apoio dos adeptos), as asneiras não se ficam por aqui: JJ tinha princípios e um modelo de jogo assumidos e, sabendo há mais de 6 meses que não iria ter Di Maria e Ramires, dedicou-se a contratar um Gaitán que, independentemente do seu valor, não encaixa nos processos de jogo do SLB. Depois disso, na pré-época, vendo a asneira dedicou-se a inventar, hesitando, pondo a equipa a jogar em 4x3x3 quando o problema não era o sistema táctico mas sim os processos de jogo da equipa,necessariamente diferentes s/ Di Maria e Ramires. Enfim, as asneiras pagam-se e, por mim, sempre disse que sendo um razoável treinador JJ está longe de ser um grande treinador. O seu grande mérito foi, na época passada, ter sabido acertar com os processos de jogo adequados (não é pouco). Este ano está a atirar todo esse activo conquistado pela borda fora. Veremos se vai a tempo de corrigir.

JC disse...

Já agora:
1.Sem a largura e profundidade de jogo dadas por extremos rápidos, Cardozo , que precisa dos espaços e desequilíbrios assim conseguidos e não é um ponta de lança que os saiba conquistar, perde 50% (ou mais) da sua eficácia.
2. Se, s/ Di Maria e Ramires mas c/ Gaitán, a equipa se vir obrigada a jogar mais em posse e circulação de bola e menos em transições rápidas, desequilibra-se menos defensivamente e precisará de um "pivot" defensivo menos posicional e mais participativo na construção de jogo. Isto anda tudo ligado...

Anónimo disse...

Tal como também disse há algum tempo: Roberto é guarda-redes para garantir pontos. Ao adversário.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Caros JC e Filhote

Até poderia admitir que Eduardo não teria estaleca mental para o SLB apesar da selecção e o Génova nele confiar ( mas não juraria tal sobre a Bíblia até porque não sou psicólogo, consequentemente, não o posso analisar sobre esse prisma).

Mas uma coisa juraria, Eduardo e quase todos da Liga Zon-Sagres têm mais estaleca como guarda-redes ( sendo esta a sua relevante essência ) que Roberto, que custou exponencialmente mais .

É preciso recuar décadas para enxergar o SLB com quatro derrotas consecutivas (penso até que é preciso recuar meio século ou metade da história do SLB)

Também desconheço a aptidão e estaleca mental do “substituto” Júlio César mas pelo que se tem visto, também não é grande achado ( embora sempre melhor que Roberto).

Não se pretende crucificar ninguém, muito menos Jesus o grande responsável pelo título.
Mas então se ele é o único responsável da contratação, leva-me a pensar que tenha poderes omnipotentes sobe o departamento de futebol e a direcção do clube e que, entre Pilatos e Caifás e os milhões de crentes do SLB, conseguiria o que a ninguém parecia óbvio, a paixão e martírio dos crentes
Um verdadeiro milagre bíblico !

Vender Roberto ?
Respondo com aquilo que Ghandi disse sobre a cultura ocidental “ Acho uma boa ideia!”
Mas quem o irá comprar por oito milhões e meio ? Só há um clube na terra capaz de fazer o milagre.
O Benfica de Jesus!

JR

Ma disse...

Infelizmente, temos a epoca feita, durou pouco.

Gaitan,Jara, Roberto, e uma serie de ameaços, dão poucos frutos

Coração ao alto, para salvaguardar

JC disse...

De acordo, Roberto não é vendável no momento nem seria essa uma boa opção, quando está desvalorizado. Mas, para já, terá de dar o lugar a Moreira (J. César não me dá garantias e Moreira tem empatia c/ os adeptos, o que é importante neste momento) e veremos se, no futuro, como e de que modo poderá eventualmente evoluir. Entretanto, o SLB transforma-se num cemitério de GRs. E de acordo, Rui Costa e LFV repartem responsabilidades: a contratação de Roberto é incompreensível à luz do que temos visto. Mas, como disse sempre, o problema não é apenas Roberto, embora isso torne a equipa numa "pilha de nervos": com processos e um modelo de jogo bem definidos na época antarior, como se contrata Gaitán (JJ sempre disse que era o substituto de Di Maria...) que nada tem de Di Maria e obriga a equipa a rever mtºs dos seus princípios? Já Jara é uma opção a Saviola e isso faz sentido. Outra questão: tanto quanto conheço de Salvio é dextro e joga preferencialmente por esse lado. Isto significa que os equilíbrios conseguidos desse lado (Maxi/Ramires no ano passado e Maxi/Amorim agora) terão que ser como que transferidos para o lado esqº, o que tb significa ser necessário contratar alguém que equilibre a equipa nesse lado (Coentrão+ outro). Drenthe teria sido uma boa opção... Mas será que ninguém pensou nisto antes? Eu pensei e disse-o ainda durante a época passada, sugerindo o adiantamento de Coentrão e a contratação de um lateral esqº. Poderia não ser a solução ideal, mas era, na altura (antes do Mundial) a mais segura e que menos mexia c/ a estrutura da equipa. Já agora: a pré-época parece tb ter sido mal planeada. Vi isso no jogo c/ os "spurs" e escrevi-o aqui após a supertaça.

Anónimo disse...

Também concordo JC.

A posição original de Coentrão no Rio Ave e nas selecções jovens era a de extremo

Quando se tem um extremo com as qualidades de Coentrão e com muita margem de progressão impõe-se burilar e espremer ao máximo esta aptidão porque certamente irão render muito mais, mesmo em termos de uma inevitável futura transferência, do que relegado para defesa lateral.

Lá diz o ditado que "quem não tem cão caça com gato", mas Coentrão como extremo é tudo menos um "pussycat"!

JR

Karocha disse...

JC

Esta época já era!
Porquê?
Talvez se saiba daqui a pouco tempo.

Anónimo disse...

Actualização de última hora.
BREAKING NEWS!

Segundo notícia adiantada pela TSF Roberto não jogará mais no Benfica sendo cedido a um clube estrangeiro, mais provável um clube da liga Espanhola indo o Benfica contratar mais um guarda-redes.

A confirmar-se esta notícia, que eu já tinha previsto em comentáio anterior, somos levados a pensar que o SLB, aparentemente, se encontra a financiar clubes espanhóis, uma vez que gastos os oito milhões e meio , vai ceder uma utilidade ( ainda que pouca ) a um clube espanhol.

Se a este fenómeno associarmos o que está a acontecer ao Sporting temos que dar os parabéns aos empresários do futebol que conseguiram tirar proveito do maior clube do mundo e submeter o Sporting aos seus desígnios em prejuízo dos clubes dos associados e dos adeptos.

E não seria de estranhar, os empresários visam o lucro os adeptos e os associados visam o bem e o triunfo dos seus clubes.

E já agora permitam-me uma teoriazinha da conspiração. Não estaria Roberto a fazer um teatro simulando uma confrangedora inaptidão, maior que a efectiva, para prosseguir o objectivo de voltar ao futebol espanhol ?

Os custos é claro, ficam para o Benfica, que ainda ontem. pela voz de Jesus, garantia a irresponsabilidade de Roberto nos golos.

Claro que nisto não posso contar com JC pois foge das teorias das conspirações como o diabo da cruz ( pese embora o assumido rabo muito pelado )

Tudo isto dava um grande tema para outra grande conversa , o papel dos empresários no futebol em detrimento dos esforçado capital humano que os clubes ainda vão contando.

JR

Anónimo disse...

Errata ; muito peludo ( não pelado)
por remissão a uma frase do próprio numa outra discussão

Sem ofensas ou segundas intenções ao ilustre blogger a quem endereço as devidas desculpas e tributo

JR

JC disse...

Olhe, JR, para nosso bem vamos mas é ler a entrevista de Mourinho. É outra loiça e faz-nos respirar melhor!
Cumprimentos

pois disse...

Caro JC,

Como ainda não tive tempo de tudo ler, vou só fazer-lhe a honra de não se esconder e de ter aceite a minha sugestão em comentário ao post linkado. Pena que não queira juntar o Tottenham (da Esusebio Cup) e em vez de três poderia colocar "quatro", fica para a semana.

Não fique assim
http://www.youtube.com/watch?v=g6r_YtYllE0

JC disse...

A Eusébio Cup foi um jogo particular, em que ambas as equipas fizeram para aí umas 12 substituições. Com rigor, não pode servir de termo de compração, mas se lhe dá gozo...