domingo, agosto 15, 2010

SLB depois de duas derrotas

A minha opinião sobre o SLB, mesmo depois destas duas derrotas nos primeiros jogos oficiais, é a mesma que foi expressa aqui, aqui e aqui. Apenas acrescento o seguinte: aqueles, de vistas curtas, que resumiam os problemas da equipa ao guarda-redes Roberto, ou achavam ser essa a questão fundamental, talvez agoram compreendam melhor a minha opinião.

12 comentários:

Anónimo disse...

O problema não é só o guarda-redes.
Hoje, apesar de poder ter feito melhor, não se lhe podem inputar culpas pela derrota. O esquema de jogo está assente em dois jogadores que já lá não estão (Maria e Ramirez). Mas que se notou uma equipa anímica (ou anémica, como preferirem) sem garra, com falta de ritmo e a lembrar o slb de há duas épocas atrás, foi um facto. Será uma época para esquecer ? Será que o Jesus, não consegue mudar o modelo de jogo, com os jogadores que tem ?
Uma nota final...o anti-desportivismo da académica. No fundo o mestre que os dirige o javardo Jorge Bosta tem a escola toda.
Cumprimentos

Vic disse...

Cá para mim há vários problemas no SLB (pois é, no SCP há mais, eu sei):
1º- O guarda-redes pode não ser bom, mas acontece. Agora o que já é mais difícil de explicar é como se gastam 8.5 milhões de Euros, sem garantias de retorno (que um guarda-redes não é um jogador de campo, e não se pode dar a desculpa da dificuldade de adaptação, ainda por cima sendo ele espanhol)
2º É coincidência ou na época passada em que o Rui Costa foi mais ou menos reduzido a figura decorativa pelo presidente, a coisa correu muito bem, e este ano, em que parece que voltou ao seu lugar, as coisas parecem ter voltado à "normalidade"?
3º - Concordo com as avaliações técnicas que o Gato Maltês tem feito sobre a equipa. E enquanto as equações que tem exposto não forem resolvidas, duvido que as coisas voltem a encarrilar.
Porém, continuo a pensar que o SLB tem uma boa equipa e o melhor treinador português, pelo que mais semana menos semana, Jesus vai conseguir dar a volta ao texto. Pelo que lhe conheço, não me parece ser do tipo teimoso (embora o esteja a ser com o Roberto, mas ele lá saberá porquê)

Um abraço

Já agora: não me parece muito civilizado insultar os adversários, embora perceba algumas azias...

JC disse...

1. Tenho, e sempre tive, o maior respeito e consideração por Jorge Costa, um excelente jogador e profissional íntegro. Tem todas as condições para vir a ser um bom treinador.
2. Tendo dito isto, concordo que s/ Ramires e Di Maria a equipa tem de mudar o seu modelo e alguns dos seus princípios de jogo, a não ser que consiga encontrar substitutos à altura, o que até agora não foi feito. É por não se sentir confortável com os actuais, quando faltam dois dos elementos que lhe davam corpo, que se nota essa aparente falta de ritmo e o jogo não flui. Tb pq alguns jogadores essenciais (Cardozo, Aimar, Saviola) estão em má forma.
VdeAlmeida: Roberto hoje até esteve bem. No estádio pareceu-me adiantado demais no 2º golo, mas depois, na TV, conclui que estando a AAC a jogar em contra-ataque Roberto estava onde deveria estar e a bola foi mtº desviada, tendo batido primeiro no poste. Nada a dizer. Quanto ao seu SCP, só vi a 2ª parte e pareceu-me de facto mtº mal. Mas a pergunta é: como querem ter êxito nesta nova estratégia quando não tem dinheiro para competir com SLB e FCP. Parece-me uma estratégia condenada ao fracasso.
Abraço

Anónimo disse...

Caro JC

Julgo que ninguém pode resumir o falhanço da equipa a um único jogador, ainda que se trate de um guarda-redes que demonstrou até agora tudo menos o valor pelo qual foi adquirido.

O Caro JC vê comprovadas as suas análises que não contesto.

Mas a pergunta mais óbvia será então :
E se o SLB, movido pela preocupação de colmatar as falhas que o caro JC antecipadamente bem diagnosticou, tivesse adquirido os jogadores que mais carece em vez de Roberto que parece não valer mais que o guarda-redes da Académica comprado a feijões se comprado com aquele que é a terceira maior aquisição do SLB e a oitava mundial saído do “recycle bin “ do Atlético de Madrid e dos três clubes para onde foi relegado ?

O FCP retira um dos melhores valores a um competidor directo, o SLB compra Roberto. Com já tinha comentado atrás, os clubes da segunda circular estavam a pôr-se a jeito e o início do campeonato parece também confirmar, infelizmente, a minha previsão. A época também começa com as boas e más aquisições.

Aproveito para, desportivamente, salientar que a Briosa mostrou muito brilho na Luz onde já ganhou três jogos nas últimas quatro épocas parece ter descoberto um grande guarda-redes para a sua baliza.

Cumprimentos
JR

PS : Concordo que Roberto não tem culpa nos dois golos, mas não compreendo a razão do seu adiantamento quando o marcador do golo tem um defesa pela frente. Ao ver Roberto adiantado tentou o golo. E se Roberto não tivesse adiantado tentaria da mesma maneira ou optaria pelo drible? Nunca saberemos.

Anónimo disse...

Acrescentaria que, o seu diagnóstico leva-me a recear que o Benfica sofrendo um ou dois golos dificilmente recuperará a desvantagem, ao invés da época passada em que, ainda que com Roberto na baliza, sempre marcaria mais do que aqueles que sofreria.

Certamente algumas coisas vão melhorar, mas o registo genérico pode muito bem ( muito mal) dar nisto.

JR

Anónimo disse...

Como já ouvi a alguém o Roberto é a melhor aquisição desta época do FC Porto.

JC disse...

1. Roberto estava onde devis estar perante uma equipa (AAC) que estava a jogar acantonada na sua área e saía rápido em contra-ataque. Com esse seu correcto posicionamento, encurtava distâncias para as bolas colocadas nas costas da defesa do SLB, a jogar super-adiantada.
2. O SLB contratou um jogador para substituir Di Maria (Gaitán),só que me parece, dadas as suas características, ter contratado mal. Aliás, desde a época passada que aqui digo que a melhor alternativa a Di Maria é Coentrão. Não é fácil encontrar no mercado esquerdinos desequilibradores. Quanto a Ramires a sua substituição parece-me se menos complicada.
3. O SLB na época passada sofreu pouquissímos golos e raramente recuperou de uma desvantagem (F. da Foz e pouco mais). E tinha dificuldades em jogar contra equipas ao estilo "double decker"

gps disse...

Quanto ao SCP, JC refere

"como querem ter êxito nesta nova estratégia quando não tem dinheiro para competir com SLB e FCP. Parece-me uma estratégia condenada ao fracasso."

O SC Braga também não tem dinheiro e consegue ser competitivo.

O que não se entende é certas opções:

a) Comprar Pongolle por 7-8 milhões

b)Comprar 2 centrais que aparentemente não dão garantias (apesar do NAC não ter jogado assim tão mal)

c) Encostar o Tonel que faria melhor figura do que o actual Polga

d) Não ter jogadores que dinamizem o jogo ofensivo (porque não jogou o jovem Salomão ?)

e) Acabar com 4-5 jogadores ofensivos que são muito similares (Liedson, Djaló, Postiga, Saleiro, Vukcevic)

f) Jogadores como Matias Fernandez e Valdez deixam-me muitas dúvidas

Vantagens do Braga em relação ao SCP

a) tem uma direcção sólida

b) tem um treinador mais competente

c) tem uma direcção desportiva que não procura o protagonismo

d) compra bem e vende melhor.

e) aproveita os jogadores que não interessam aos outros clubes (Alain, Luís Aguiar, Hugo Viana, Miguel Garcia, ...)

Como é possível que o Sporting se interesse por um jogador de 34 anos como o Corradi quando ainda recentemente teve uma má experiência com o Angulo. Ou seja jogadores que já foram muito bons, mas que não serão mais valias num clube que não atravessa um bom momento (principalmente a nível psicológico, pois os jogadores do SCP não são assim tão maus, precisam é de ter outra atitude)

JC disse...

Exactamente, são duas realidades bem diferentes. Por isso mesmo devem assumir estratégias diferentes e não deve pensar o SCP em ser "copycat" do SC Braga. Este teve 1/2 dúzia de anos, sem qualquer pressão, a ficar a meio da tabela e c/ o apoio do FCP, do qual é uma verdadeira filial,para preparar o futuro. E se for ver, GPS, terá tb feito mtªs asneiras, mas como, ao contrário do SCP, não é um clube "grande", de expressão nacional e sob o foco dos "media", nem sequer se terá reparado em tal coisa.
Nota: neste país há a "mania" de quando algo resulta bem em qualquer entidade, país ou instituição, tentar imediatamente imitar ou apontar como exemplo "exportável", sem se perceberem as condições reais e concretas de cada caso. depois vêm os desgostos...

filhote disse...

Em traços gerais, JC, estou de acordo com as opiniões expressas nos vários "aquis".

No entanto, deixo algumas notas complementares:

1. Roberto... parece-me um "goleiro" de enorme potencial. Bem superior ao do Quim, que ficando na Luz estaria agora no estaleiro. O Júlio César, sim, é conhecido aqui no Brasil como "um caso perdido". Neste momento, asneira seria encostar o Roberto, como fizemos com o Butt, por exemplo. Ninguém reparou nas defesas do Roberto diante dos "estudantes"?

2. No início da época transacta, a forma da equipa era semelhante. Ganhámos a Eusebio Cup nos penalties (podíamos ter perdido), empatámos o 1º jogo (não perdemos por que ninguém fez um golo como o do Laionel), ainda não havia Ramires... a propósito de Ramires, não era ele, nessa altura, o "patinho feio" do 3º anel? Até o Gato Maltês o criticava...

3. Ou seja, para além de todos os problemas estruturais bem observados aqui, existem outros de ordem meramente conjuntural. Luisão ausente... Cardozo acabado de chegar de viagem... Maxi ainda na fase de rodagem... etc, etc, etc...

4. Gaitán é um extraordinário futebolista. Vi vários jogos dele. Um craque! Não lhe peçam é para jogar a extremo...

5. Wesley é outro grande futebolista. Na linha de Ramires, talvez melhor... a não contratação de Wesley foi a mais dolorosa derrota do Benfica neste início de temporada...

Abraços!

pois disse...

Caro JC,

Como é óbvio, este não é um tema em que deva opinar, mas aproveito para cumprimentá-lo e dizer-lhe que este foi dos melhores titulos de post que li desde que conheci o seu blog. Mantenha-o sempre e vá acrescentando a "duas" cada semana que passa.
Um pouco mais a sério, acho (e espero) que slb vai sofrer o que sofreu o PORTO com a venda consecutiva dos melhores jogadores no final de cada época e após a afirmação e confirmação da sua equipa. A GRANDE diferença é que quase todos os anos o PORTO conseguiu resolver bem os seus problemas e foi conquistando títulos atrás de títulos. Cá dentro e lá fora. Bons hábitos que adquirimos e não recomendamos.
Cumprimentos

JC disse...

Filhote:
Genericamente de acordo c/ o que dizes. Mas considero Di Maria bem mais difícil de substituir do que Ramires e bem mais importante no modelo e princípios de jogo da equipa. Quanto a Gaitán, o problema é ninguém ter freparado que não era exttremo. E tiveram mtº tempo para isso!
Abraço
Pois: pode opinar quando quiser s/ o futebol de SLB, desde que não venha para aqui c/ túneis, arbitragens, cartões, e coisas semelhantes, a não ser em casos mesmo excepcionais. Sei que já percebeu não ser este o estilo do "blog". Tb opinarei s/ o FCP quando isso for relevante. Ah! e uma provocaçãozinha fica sempre bem. Feel free!