quarta-feira, março 24, 2010

As decisões do Conselho de Justiça da FPF e os seus objectivos

A decisão do Conselho de Justiça da FPF sobre os castigos aplicados a Hulk e Sapunaru tem quatro objectivos essenciais:

  1. Descredibilizar o Liga Portuguesa de Futebol Profissional e, principalmente, o seu Conselho de Disciplina e respectivo presidente, Ricardo Costa, objectivos claramente assumidos pelo FCP nos últimos anos.
  2. Lançar a suspeição sobre o modo como possa vir a ser obtido um eventual título de campeão nacional 2009/2010 pelo SLB, desvalorizando-o
  3. Ocupar espaço e tempo mediáticos desviando a respectiva atenção dos problemas desportivos e de gestão que têm atingido o FCP nos últimos tempos e criando um "bode expiatório" para ambos.
  4. Tentar criar alguma destabilização junto da administração da SAD e da equipa de futebol do Sport Lisboa e Benfica nesta fase crucial da temporada, ao mesmo tempo que envia fortes sinais para todos os clubes sobre quem efectivamente detém o poder.


Entretanto, a indústria, ou o que resta dela, vai continuando a ser destruída.

Quanto ao meu “glorioso”, espero saiba responder da única maneira possível: em campo, com vitórias, e não jogando com armas que o seu rival tradicionalmente melhor domina. Mas também espero saiba tirar do caso as lições devidas e aprenda que o seu projecto de vir a hegemonizar a prazo, de forma transparente e justa, o futebol português será sempre uma tarefa bem mais complexa do que poderia parecer.

8 comentários:

Carlos Pinto Serra disse...

...que opinião mais facciosa! Foi pena o teu avô não ter ficado em Malta! Pensava encontrar uma opinião esclarecida sobre o assunto, mas já vi tudo! Mais um...
...tudo isto existe!
...tudoisto é triste!
...tudo isto (não) é fado!

Manuel da Costa disse...

Só assim o Benfas consegue campeonatos!

MC

Queirosiano disse...

As duas opiniões acima são a (primeira)confirmação na prática daquilo que o post afirma. O primeiro comentário faz mesmo recear um ajuste de contas de tipo siciliano... Porque será que não estou surpreendido ?

JC disse...

Porque o hábito elimina a surpresa, caro Queirosiano... E infelizmente já vamos estando habituados.

JC disse...

Olhe, Carlos Pinto Serra: a diferença entre as duas decisões está em o Conselho de Disciplina da FPFP ter considerado os "stewards" "assistentes desportivos" e o Conselho de Justiça da FPF os terem considerado como elementos do público. Nada mais do que isto. Poderemos discutir se é rigoroso considerar os "stewards" "assistentes desportivos", mas considerá-los como "público" apenas dá vontade de rir. Ou de chorar!!!... Recomendo a leitura do seguinte: http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=fd1cecb5-ac21-4cab-a1db-40fffb95ce2b&idCanal=00001080-0000-0000-0000-000000001080&h=11

Anónimo disse...

É extraordinário como a matéria “Stewards público” vs “Stewards assistentes desportivos” não estava previamente clarificada pela lei desportiva.

É concebível que aqueles agentes intervenham, de facto, nos estádios desportivo sem uma prévia clarificação do seu estatuto legal-desportivo ?

Imaginemos o que seria se o árbitro e treinadores e demais pessoal do banco, não tivessem um estatuto desportivo, este bastante mais complexo, que disciplinasse e sua actuação no espectáculo.

Já quanto aos Stewards, o que se exige é só isso, a clarificação do seu estatuto. E não havia ?

É uma entidade jurisdicional desportiva de recurso que define por via jurisprudencial uma realidade fáctica sem regulamento escrito?

Consequentemente, o caso é mais para rir que chorar.

JR

JC filho disse...

Vendo os nomes dos candidatos a Presidentes da Liga, vemos que o SLB, ao apoiar a recandidatura do Herminio L. e não conseguir convecê-lo, ficou agarrado.

Fernando Gomes: voltamos ao tempo do Guilherme Aguiar. Só falta porem lá o PC. Um gajo aparece nas escutas, é totalmente ligado ao FCP, ... Não percebo como sequer é possível ter lata para o propor!!
O gajo do Nacional: Por amor de Deus! É a total descredibilização do futebol português! Corrupto e sem qq credibilidade!

O que resta ao sLB? Eu proponho aos dirigentes do SLB começarem a namorar a Liga Espanhola. Sair deste futebol nojento e deixar os corruptos com os seus 40% deste mercado de treta! O problema deles é que precisam do Benfica!

O futuro tem de ser a Liga Espanhola! Mais receitas, clubes da nossa dimensão, ... O único problema seria a FIFA permitir!

JC disse...

De acordo c/ ambos. A confusão ou a ausência de estatuto e legislação só serve os prevaricadores e quem gosta de chafurdar na lama. Só apetece mesmo vomitar. Volta "major", estás perdoado...