segunda-feira, março 15, 2010

A propósito de "Shutter Island"

Na sua crítica no “Ípsilon” a propósito de “Shutter Island”, Mário J. Torres fala de “Laura”, de Preminger, “O Arrependido”, de Jacques Tourneur e “Shock Corridor” de Samuel Fuller. Diz também que “o catálogo completo seria impossível e fastidioso”. Certo. Cá por mim, que dos que ele cita só vi “Laura”, acrescentaria, sem pensar mais de 5 segundos, “Suspicion”, “Spellbound” e “Vertigo”, de Hitchcock, “Cape Fear”, de Scorsese, ele mesmo (não tem qualquer mal citar-se a si próprio), e, talvez por aquela estranha personagem interpretada por Ben Kingsley, mas também por Kingsley, ele próprio, e as ressonâncias “nazis” no filme, o bem interessante “Death and the Maiden”, de Polanski, construído a partir do quarteto homónimo de Schubert. Já agora, e aquele obsessivo farol não nos remete para “The Lightship” de Jerzy Skolimowski?

Poderíamos continuar por aqui fora numa enumeração a várias mãos e quem nada conseguisse acrescentar perderia, o que só prova que sendo “Shutter Island” um filme “entretido”, que vale bem os seis euros, nada acrescenta de muito relevante àquilo que Scorsese já nos deu. Mas há muito que colecciono desilusões do autor e desde esse tempo que o meu Scorsese favorito passou a ser o de “The Blues” e “Il mio viaggio in Italia”. Se calhar não tanto por Scorsese; mas pelos que cita...

Nota: já depois de escrito o "post", um comentário de um leitor (a quem agradeço) fez-me descobrir que "O Arrependido" e "Out of the Past" são uma e a mesma coisa. Nesse caso, corrijo: vi o filme, claro.

7 comentários:

Anónimo disse...

“O Arrependido” de Jacques Tourneur é um filme muito bom (saiu inclusivé numa das colecções de DVD no Público) protagonizado por Robert Mitchum e por algumas das mais belas actrizes da época (Jane Greer, Rhonda Fleming e, uma não tão conhecida, Virginia Huston)

JC disse...

Ah!, mas então é o "Out of the Past"! Esta história dos títulos em português... Vou corrigir. Mtº obrigado.

Anónimo disse...

:)

Anónimo disse...

Nunca vi o "Cape Fear", mas certamente saberá que era um remake

http://www.imdb.pt/title/tt0055824/

Fiquei agora a saber que Robert Mitchum e Gregory Peck (os protagonistas do filme original) também participaram no "remake"

JC disse...

E eu nunca vi o original... Mas não acredito alguém fizesse tão bem o papel de adolescente perversa (vi agora foi Lori Martin que fez esse papel no original) como Juliette Lewis no "remake" de Scorsese. Nota: sou "fan" da menina Lewis...

Rato disse...

Ainda não vi o filme do Scorsese. A vontade também não é muita, atendendo ao decréscimo das qualidades do cineasta que já pertenceu ao meu grupo dos "imprescendíveis".
Quanto ao "Shock Corridor" do Samuel Fuller, já saíu em dvd e é obrigatório!

JC disse...

Obrigado, Rato. Vou procurar.
Abraço