sexta-feira, março 05, 2010

História(s) da Música Popular (155)


Baron Manfred von Richthofen - The Red Baron

The Royal Guardsmen - "Snoopy Vs The Red Baron"

Bubblegum (VI)

Se me perguntarem qual considero uma das músicas mais divertidas da história da "pop" e que pavimentaram o caminho para o período áureo da "bubblegum music", não deixaria de citar “top of mind” o tema de 1966 dos Royal Guardsmen (Florida) “Snoopy Vs The Red Baron”. É que para além de ser divertido, remete-me de imediato para imagens e mitos caros à minha adolescência, como a descoberta dos “Peanuts” ou os livros de banda desenhada com as aventuras de Dogfight Dixon, ás do Royal Flying Corps e dos Sopwith Camel da Grande Guerra que eu cuidadosamente montava e pintava até o dia em que a empregada doméstica, num assomo de eficácia acrescida, decidia limpar-lhes o pó e o que atrás dele viesse... Ainda hoje não perco (alô!, Canal História) tudo o que são séries documentais ou de ficção com as histórias das principais batalhas aéreas e dos seus grandes heróis da Grande Guerra à WWII.

Pois este “Snoopy” dos Royal Guardsmen chegou a #2 no Billboard e, muito melhor do que isso, divertiu-me ao longo dos anos e ainda hoje não consigo deixar de esboçar um sorriso quando dele me lembro ou decido ouvi-lo, transformando o tal sorriso no mais puro dos gozos. Oiçam também e, já agora, vejam se lá pelo meio não descobrem uns “acordes” muito à “Louie Louie”, o tema dos Kingsmen cuja música, tal como a de outras “garage bands”, que muito terá servido de inspiração para a “bubblegum pop”.

3 comentários:

ié-ié disse...

De acordo, mas olha que Napoleon XIV também é bem divertido!

LT

JC disse...

Pois, mas já não o considero integrado na "bubblegum music". É mtº mais uma "novelty song".

Anónimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.