Vladimir Horowitz - Sonata para piano KV 331, nº11, de W.A. Mozart
3º andamento: "Allegretto" "alla turca"
A utilização de música erudita na publicidade está longe de ser novidade. Assim de repente, e sem puxar muito pelas "little grey cells”, lembro-me do anúncio “Relações Fortes”, do whisky JB, que utilizava como banda sonora – que aliás tinha uma função estruturante na campanha – o tema "Gassenhauer" (“Canção de Rua”), de um Carl Orff bem mais conhecido pelo tornado insuportável “Carmina Burana”. E porque estamos em maré de álcool e de cevada maltada, também do coro “Vedi le fosche notturne” (dito, "dos ferreiros") da ópera “Il Trovatore”, de Verdi, tema de um anúncio da cerveja Carlsberg (se a memória me não atraiçoa...).
E em marcas portuguesas? No passado, francamente, não me lembro – e talvez os leitores possam aqui dar uma ajuda – mas, muito recentemente, surgiu uma campanha do Santander-Totta que utiliza como tema aquilo que ficou para a História mais conhecido como a “Marcha Turca” de Mozart. Mais conhecido porque, com maior rigor, trata-se do ”Allegretto” (aka "rondó) “alla turca”, 3º andamento da sonata para piano KV 331, nº 11, composta por WAM em 1783. E porquê “alla turca”? Bom, exactamente cem anos antes (1683) as tropas do império otomano tinham estado às portas de Viena e de entre os seus vários legados culturais (o hábito de beber café, por exemplo) contava-se aquilo que era conhecido como “música de janízeros”, nome porque ficou conhecida a célebre e temida infantaria turca. Ora terá sido essa “música de janízeros” que influenciou Mozart em várias das suas composições, e não deixa de ser curioso que neste mesmo ano de 1783 WAM tenha também composto uma das suas óperas mais célebres, onde a temática oriental e otomana é bem evidente: “Die Entführung aus dem Serail” (O Rapto do Serralho).
E em marcas portuguesas? No passado, francamente, não me lembro – e talvez os leitores possam aqui dar uma ajuda – mas, muito recentemente, surgiu uma campanha do Santander-Totta que utiliza como tema aquilo que ficou para a História mais conhecido como a “Marcha Turca” de Mozart. Mais conhecido porque, com maior rigor, trata-se do ”Allegretto” (aka "rondó) “alla turca”, 3º andamento da sonata para piano KV 331, nº 11, composta por WAM em 1783. E porquê “alla turca”? Bom, exactamente cem anos antes (1683) as tropas do império otomano tinham estado às portas de Viena e de entre os seus vários legados culturais (o hábito de beber café, por exemplo) contava-se aquilo que era conhecido como “música de janízeros”, nome porque ficou conhecida a célebre e temida infantaria turca. Ora terá sido essa “música de janízeros” que influenciou Mozart em várias das suas composições, e não deixa de ser curioso que neste mesmo ano de 1783 WAM tenha também composto uma das suas óperas mais célebres, onde a temática oriental e otomana é bem evidente: “Die Entführung aus dem Serail” (O Rapto do Serralho).
Bom, pois esta nova campanha publicitária do Santander-Totta constitui uma boa oportunidade para relembrarmos estas coisas, e prestarmos assim a nossa homenagem a Mozart e à influência que sobre ele a “Sublime Porta” terá exercido. Sublime influência, neste caso.
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