sexta-feira, março 01, 2013

BenficaTV: um golpe profundo no "sistema"

  1. O SLB desferiu ontem um golpe talvez decisivo nos poderes (o chamado "sistema") que têm governado o futebol português nos últimos trinta anos. Ao retirar os jogos da Premiership à Sport TV - a que seguirão, certamente, os jogos do SLB na Liga portuguesa - e o monopólio "de facto" dos direitos televisivos da transmissão de jogos de futebol à Olivedesportos, que tem actuado como financiador de último recurso dos clubes e que está umbelicalmente ligada ao FCP (os irmãos Oliveira detêm 20% do capital da respectiva SAD), o SLB não só está em condições de vir a aumentar significativamente os proveitos auferidos com direitos televisivos dos seus jogos, como abre a porta à entrada de novos parceiros no negócio, mudando completamente, também em benefício próprio, o panorama até agora conhecido.
  2. Para percebermos bem a importância do acontecimento e do golpe desferido, do verdadeiro "terramoto" que representa, basta ter em atenção que durante o dia de ontem, e tendo o facto sido conhecido a meio da tarde, dos "media" ligados à Controlinveste (Jogo, JN, DN e TSF) apenas a TSF noticiou o facto na sua página da "internet" e já bem noite dentro. Hoje, na primeira edição do seu Jornal de Desporto (9.35h) ignorou, pura e simplesmente, a notícia mais importante do dia desportivo e o DN, na sua edição de hoje, remete-a para a secção "media".
  3. Com este sucesso, a BenficaTV ganha a massa crítica necessária para se tornar um player decisivo no mercado das transmissões televisivas, conferindo ao SLB-clube um muito maior poder negocial. Pode mesmo, de futuro, vender alguns dos jogos a outros operadores, com os eventuais benefícios daí resultantes.
  4.  Claro que para se poder ter uma visão completa da situação é preciso ter também em conta a pretensão da LPFP em negociar os direitos de transmissão dos seus jogos em "bloco", tal como acontece, por exemplo, e com o sucesso conhecido, com a Premiership. O tradicional poder da Olivedesportos pode estar também aqui em causa e os ataques que a LPFP tem vindo a sofrer não podem ser desligados desta pretensão.
  5. Com excepção dos principais jogos da Liga portuguesa e dos jogos da Liga espanhola em que intervém o Real Madrid, as transmissões da Premiership são as que atraem maior audiência. Se José Mourinho se mudar para Inglaterra na próxima época o número de espectadores aumentará significativamente, o que faz realçar ainda mais a importância deste negócio.
  6. A MEO, plataforma que actualmente disponibiliza a BenficaTV, tem aqui uma oportunidade de oiro para conquistar quota de mercado à sua principal concorrente (ZON), com os benefícios correspondentes para a Benfica TV. Esta terá a "faca e o queijo na mão" para negociar com ambos os operadores. Não esquecer também que a ZON, cuja principal accionista é Isabel dos Santos, o que pode ter também repercussões futuras na venda dos jogos para o emergente mercado angolano, onde já trabalham e vivem cerca de 100 000 portugueses, detém 25% (salvo erro) do capital da SportTV. A entrada da Benfica TV neste mercado das transmissões televisivas pode pois vir a mudar muita coisa.
  7. Vamos certamente assistir a uma mudança significativa na política de preços da SportTV e, dependendo do que vier a acontecer com a disponibilização ou não da BenficaTV através da plataforma ZON, nos tarifários "triple play" desta última.
  8. Não se sabe ainda como se vai processar o acesso dos telespectadores à BenficaTV. Livre? Pagamento mensal? Sistema "pay per view"? Aguardemos A procissão ainda nem sequer saiu da igreja, mas nada vai, seguramente, ficar como dantes. 

7 comentários:

Anónimo disse...


A ver vamos, como diria o cego.
Confesso algum gozo em ver lagartos e portistas a virarem assinantes da benfica TV.

Quer me parecer que andará por aqui dedo de José Eduardo Moniz.

Rui disse...

Excelente análise.

Abraço

RTB

JC disse...

1.Thanks, Rui.
2.Anónimo, Claro que uma das razões pelas quais Moniz foi cooptado por LFV para a direcção foi exactamente por causa da sua "expertise" no negócio. E claro que dará gozo ver sportinguistas e portistas a ver os jogos via BenficaTV, tudo dependendo de como tal se irá processar. Mas mais, muito mais importantes são os benefícios directos (receita) e indirectos (quebra do poder da Olivedesportos) que tal irá proporcionar ao SLB. Cumprimentos a ambos

Anónimo disse...

As ultimas....

http://expresso.sapo.pt/benfica-tv-vai-ser-paga-e-negoceia-entrada-na-zon=f790591

Cumprimentos

Vic disse...

Pois por mim podem estar descansados: com toda a certeza não serei nunca um assinante da BenficaTV. Nem que transmitissem todos os campeonatos da Europa e arredores.
E mais: se for retirado da grelha da MEO da qual sou assinante, e mesmo nunca tendo sintonizado o canal, caso o canal passe para outro operador, vou reclamar que ele estava incluído no pacote com que me "seduziram" para assinar pela MEO, e sendo considerado quebra de contrato unilateral, vou exigir uma compensação, ficando assim a ganhar de duas maneiras: vejo-me livre de um canal "morto", e conseguir ou uma redução na mensalidade, ou o acrescento de um canal que realmente interesse,
Abraço

JC disse...

O canal vai passar a estar nas plataformas MEO e ZON (há negociações) e, ao que parece, em sistema de assinatura mensal e "pay per view". Quando o SCP jogar no E. da Luz pode assim comprar apenas esse jogo. Quem é amigo, quem é?

Anónimo disse...

Tenho vários amigos lagartos que em publico ignoram o benfica TV, mas em privado assumem-se clientes e espectadores atentos.