domingo, março 03, 2013

Os "media" e o Papa

Não sou católico. Sem sequer crente. Mas isso não me impede de achar ser a eleição de um novo Papa um momento politica e socialmente importante para a Europa e para o ocidente, talvez mesmo para o mundo. Ora, apesar disso, o que vejo na cada vez mais pobre comunicação social portuguesa, mesmo naquela que se dá ao trabalho de ter enviados especiais em Roma (Fátima Campos Ferreira tem sido patética), é o assunto a ser tratado ao nível da imprensa "cor de rosa" e do "fait divers", dos sapatos do Papa, do "anel do pescador", da selagem dos seus aposentos e da viagem de helicóptero para Castel Gandolfo. Enfim... não existirão jornalistas, já não direi especializados, mas que sejam capazes de mergulhar nas questões políticas e de poder, de ordem religiosa e temporal, históricas e actuais, que envolvem a sucessão de um Papa, ainda para mais nas condições tão específicas em que esta se processa, e sejam capazes de nos dar pistas para um melhor entendimento do que está em causa? Ou acham que somos todos mentalmente preguiçosos? Se calhar, acham... 

4 comentários:

ié-ié disse...

absolutamente de acordo!

LT

JC disse...

Thanks.

Rui disse...

Meu caro,

Não vejo muita televisão. Contudo apercebi-me que esta história da substituição do Papa, mais parece uma telenovela da TVI.Quando as noticias sobre o Sr. Ratzinger ombreiam com as do Sr. Pitt e da Sra. Jolie é porque perdeu-se o norte. Mas não são apenas os jornalistas. É o próprio Vaticano a alimentar a telenovela, dando detalhes sobre vestes, calçado, saídas de helicóptero etc., etc. Uma vergonha em linha com muitas outras que por lá se passam...Que me perdoem os católicos.

Abraço

Rui

JC disse...

Caro Rui: Tenho alguns católicos na família que tb não acham mtº graça ao modo como o assunto é noticiado. Por isso, está perdoado.
Abraço