segunda-feira, março 18, 2013

"Merseysound" e "Rhythm & Blues" (7)

The Fourmost - "Hello Little Girl" (Lennon-McCartney)

The Yardbirds - "I Wish You Would" (Billy Boy Arnold)

Mais contrastante exemplo entre o "merseysound" e o "rhythm & blues" seria difícil encontrar. De um lado temos os Fourmost, um grupo de Liverpool cujo "manager" era também Brian Epstein e que, assim, tinha acesso ás chamadas "giveaway songs" de Lennon e McCartney; do outro, um grupo, os Yardbirds, cuja tarimba vinha do Crawdaddy Club, o "manager" era Georgio Gomelsky e, à data, incluía Eric Clapton. Para tornar as diferenças ainda mais vincadas, neste seu primeiro "single" (1964) os Yardbirds optaram por um tema de Billy Boy Arnold, um "bluesman" de Chicago. Para quem ainda tinha dúvidas de que isto da chamada "british invasion" não era tudo "farinha do mesmo saco".

3 comentários:

Vic disse...

Os Yardbirds foram sempre um dos meus grupos de eleição. For your love talvez possa ser a 1ª canção psicadélica da história (há quem diga que foi a Eight Miles High ou a Shapes of things). E tanto gostei da sua fase R&Bluesiana como da posterior.
Ao contrário os Fourmost nem por isso. Demasiado melosos para o meu gosto.
E tenho achado esta sua dissecação da do MerseySound vs R%Blues inglês dos anos 60, e penso que seria ainda mais interessante abordar as outras vertentes da música popular britânica que não cabem nas duas visadas, e nas quais se podem incluir os Konks (embora ainda eles tenham tido uma abordagem aos R&B), os Small Faces ou os Who.
Ah! E uma vez que se está numa de blue eyed blues, aguardo o foco nos Spencer Davis Group e nos Pretty Things, grandes símbolos dessa corrente na altura.

Abraço

Vic disse...

Uma nota: há grupos que se poderiam por ao nível dos Fourmost e que eu gosto muito, como os Tremeloes ou os 4+2. o meu pouco interesse é mesmo só pelos Fourmost e mais um ou outro.

JC disse...

1. O meu foco nestes "posts" é comparar aquelas que são as 2 vertentes fundamentais e originais do pop/rock britânico. Por isso, nesta comparação deixo de lado grupos como os Kinks, The Who, Small Faces, Zombies, Unit 4+2, etc,etc, que não se podem integrar em nenhuma destas duas grandes divisões. Pode ser que mais tarde arranje um bom pretexto para tal.
2. Tb não acho, nem ninguém achará, os Fourmost um grupo fundamental, mas é essencial para exemplificar o "merseysound", até pelas suas ligações a Brian Epstein e aos Beatles.
3. Já inclui o Spencer Davies Group nesta rubrica http://eusouogatomaltes.blogspot.pt/2013/02/merseysound-e-rhythm-blues-4.html
Abraço