quinta-feira, março 08, 2012

Frivolidades ou "coisas de gajo" - "dress codes" (10)

Barbour Beaufort waxed jacket
Barbour Tweed Jacket
Husky
Quando aqui falei do "loden" salientei o facto de ser pouco prático para quem viaja de carro, pelo demasiado espaço que ocupa e por se tornar desconfortável para o "despe/veste" de quem tem de entrar e sair muitas vezes do automóvel. A pergunta que se deve pôr será pois esta: então qual a alternativa para quem viaja de carro nos dias frios e húmidos, necessariamente vestido de modo mais ou menos informal? Bom... pois aqui estão: o "husky", os célebres "encerados" em que a Barbour é especialista e casacos semelhantes de "tweed". São quentes, razoavelmente impermeáveis (principalmente os "encerados"), ocupam pouco espaço, têm normalmente bolsos grandes que permitem ter sempre à mão aquelas pequenas coisas que gostamos de transportar connosco em viagem, podem ser usados por cima de um "pullover", camisola, casaco de "tweed" ou até de "blazer" e, muito importante em todos os tempos e ainda mais nos de crise, o seu preço é razoável (principalmente o do Husky)  e bem cuidados duram uma vida. Uma outra vantagem têm, especificamente, os "encerados" da Barbour: podem ser re-encerados em casa com a cera original, uma esponja e o recurso a um simples secador de cabelo. E, se não tiver paciência para tal e o casaco começar a romper, aqui e ali, basta deixá-lo na loja da "El Caballo", representante em Portugal da marca, para encerar e pôr uns remendos (o meu tem mais de vinte anos, já foi remendado mais do que uma vez e da última paguei €35 para encerar e remendar). Por esta razão, recomendo sempre a Barbour no caso dos "encerados". Quanto aos outros, existem várias opções, incluindo, no caso do "husky", uma marca exclusiva do El Corte Inglés a preço mais do que razoável. 

Claro que também são bem úteis no "dia a dia" da cidade, aos fins de semana, para levar para a "bola" e para quem não é obrigado a vestir-se sempre de modo formal (fato e gravata). "Value for money", pois claro. 


3 comentários:

Vic disse...

Comprei este ano um husky na Wesley em saldos, que tem forro de tartan de flanela, que é uma maravilha.

Tiago disse...

E para quem não conhece abriu no Príncipe Real uma loja oficial da Barbour que os vende a todos e faz saldos bem bons. Merece uma visita!

JC disse...

é verdade. Tão habituado ás lojas da Pr. de Londres, primeiro, e da R. Ivens, depois, que me esqueci da nova loja Barbour. Que, aliás, tem "outros encantos".