quinta-feira, março 01, 2012

As "mega-operações" policiais

Gostava de ser informado sobre a eficácia, a relação custo/benefício (o dinheiro é nosso...), destas mega-operações policiais, como a que aconteceu ontem no Porto. Por mim, parecem-me bem mais acções de propaganda, exibições gratuitas de força para difusão mediática e sossego do populismo securitário, do que qualquer coisa cujo objectivo último seja mesmo combater a criminalidade e não apenas apanhar uma ou outra arma sem licença, uns cidadãos indocumentados  ou uns adolescentes e jovens adultos regressados da discoteca um pouco pedrados ou com umas gotas de álcool a mais. No fundo, este tipo de acções fazem-me lembrar um daqueles canhões "Berta" da Grande Guerra, mas que acaba por disparar um chumbinho de "pressão de ar".

Claro que, se não estou em erro, hoje e amanhã a fanfarronice e o disparate vão continuar, antes e durante o SLB-FCP. E como idênticas acções conduzem normalmente a resultados semelhantes, só espero desta vez o comportamento das claques permita que a PSP se saia um pouco mais airosamente da situação, quando a compararmos com o desastre acontecido no último jogo com o SCP. Fé não tenho, mas faço votos que resulte.

Sem comentários: