sexta-feira, março 16, 2012

Frivolidades ou coisas de gajo" - "Dress codes" (10). Fato "Príncipe de Gales"


Bom, cada vez se vê menos gente vestindo um fato "Príncipe de Gales"; nada de muito relevante, já que cada ver se vê menos gente vestindo um fato que se preze. Mas, de facto (e não "de fato"), o padrão "Príncipe de Gales", de que gosto particularmente, tem um grave problema: é mais formal do que um fato de flanela cinzenta quando usado sem gravata, com camisa "button down" e sapatos de camurça, mas bem menos formal do que um fato azul escuro, um "risca de giz", "olho de perdiz" ou coisas desse género. Principalmente se usado com uns "monkstraps" ou "brogues" de camurça, que é o que de direito lhe "pertence", embora uns "brogues" pretos picotados também não lhe caiam demasiado mal. Mas são os sapatos de camurça, principalmente os "cor de mel", que mais fazem "luzir" uma fatiota "Príncipe de Gales". 

Portanto, é um fato que acaba "por não ser carne nem peixe", embora, por exemplo, permita uma enorme variedade de gravatas de seda, desde as regimentais às "paisley" e similares, passando por lisas, de malha de seda, às bolas, como as pessoas "estarolas", e às pintas, como as pessoas distintas. E, claro, sempre com camisas "cutaway collar" com punhos duplos, lisas: azuis claras se o padrão tiver riscas dessa cor (como na foto) ou cor de rosa se esta for a cor da tal risca. Mas esqueçam os gordos e barrigudos: é coisa que não lhes assenta bem.

Já agora: o padrão chama-se originalmente "Glen plaid", mas foi popularizado pelo Duque de Windsor enquanto Príncipe de Gales, daí o nome pelo qual é conhecido. Enfim, algo de bom tão sinistro personagem teria de nos legar, já que quanto ao resto se limitou a ser simpatizante nazi, abandonar os seus deveres de rei e ser posto "com dono" por Stanley Baldwin, que não descansou enquanto o não viu fora do trono. Ah!, mas a sua abdicação forçada também nos legou uma rainha que, não sendo eu monárquico, reconheço sabe cumprir com os seus deveres de Chefe de Estado. Nos tempos que vão correndo, convenhamos que já não é nada mau...

5 comentários:

Teresa disse...

Eu julgava que o padrão (que amo, amo!) tinha sido popularizado por Eduardo VII enquanto príncipe de Gales.

Uma sugestão: mude a caixa de comentários, como está não recebemos os posteriores por mail. Parvoíces do blogger.

Vic disse...

Por acaso tenho um de lã, com a risca de cor avermelhada (também os há sem a tal risca, já tive um todo cinzento). Gosto muito e ainda hei-de comprar um DB. E realmente só o uso com sapatos castanhos - de camurça ou não - mas porque, como já fiz questão de afirmar, não gosto muito de sapatos pretos.
A propósito do Príncipe de Gales, o senhor tinha um guarda-roupa de se lhe tirar o chapéu (acho que já referi isto, há uns tempos fizeram um leilão de algum do seu espólio) e muita coisa do que hoje ainda se usa, foi ele o percursor. O homem mais bem vestido do mundo, era o que se dizia.

Abraço

P.S.- Espero que tenha ficado satisfeito com a raça ontem demonstrada Aquele penalti era escusado e só possível de ser cometido por um jogador de 20 anos e a não acontecer podiamos perfeitamente ter saído de lá com um resultado melhor, embora tal fizesse pouca diferença. Só tinhamos evitado sofrer até à última.

JC disse...

Teresa: não, foi mesmo pela peste do "Duke de Windsor". Já agora, e como mudo a cx. de comentários?
VdeAlmeida: tb o actual Príncipe de Gales é o homem mais bem vestido do mundo.E em relação ao deplorável tio-avô, embora tenha algumas manias inofensivas, é bastante mais aceitável. Ah!, o SCP. Mas você conseguiu sobreviver? E digo eu que o meu "Glorioso" me dá cabo do coração... Mas acho foi um resultado justo.

Teresa disse...

Está a ver a importância da caixa de comentários com reencaminhamento por mail? Não teria visto esta sua resposta se não tivesse vindo aqui procurar esta etiqueta para mostrar a umas amigas minhas a diferença entre um homem a falar de roupa de maneira máscula e outro que o faz de maneira abichanada!

A mudança da caixa é muito simples: vai às definições do blogue e, em comentários, altera de "janela em pop-up" para "incorporado" (ou embeded, se estiver em inglês). Grava e a alteração está feita.

Voltando ao tema: concordo! O actual Príncipe de Gales é o homem mais bem vestido do mundo. Há muitos e muitos anos!

Teresa disse...

P.S. Atenção: esqueceu-se de pôr a etiqueta neste post. Será que também falta noutros?