sexta-feira, março 02, 2012

(Ainda com o coração a sangrar) Um jogo pessimamente gerido


  1. O SLB precisou de vinte minutos e de sofrer um golo para perceber que o FCP bloqueava no "ovo" as suas iniciativas para sair a jogar e que, portanto, a solução teria que se basear no jogo directo. Qualquer pessoa que tivesse visto o Manchester City-FCP teria percebido tal coisa. Disse-o aqui.
  2. Depois de o ter percebido, a equipa passou finalmente a criar perigo e a ficar "por cima" no jogo, chegando à vantagem.
  3. Em vantagem, Jorge Jesus vê-se obrigado a substituir Aimar, por lesão, e em vez de manter o equilíbrio do meio-campo e gerir a vantagem resolveu fazer entrar Rodrigo. Na sofreguidão de atacar, a equipa acabou por ser apanhada em contra-pé e sofrer o empate.
  4. Com a expulsão de Emerson (o lance é mesmo à minha frente e o jogador do SLB, não conseguindo ganhar o lance à primeira, faz falta), Jorge Jesus deveria ter optado por resguardar o empate, fazendo entrar alguém para defesa-esquerdo e mantendo assim os equilíbrios da equipa. Fez recuar Gaitán e o FCP passou a insistir por aí. De uma falta deste surgiu o terceiro golo do FCP.
  5. Para que entrou Nelson Oliveira aos 89'?
Confesso que não me lembro de ver uma equipa gerir tão mal um jogo, e três derrotas seguidas em igual número de jogos em casa com o FCP, sendo que em um deles até a derrota tangencial servia, devem ser suficientes para nos convencermos de que alguma coisa de estrutural está mal, e o problema não se resume a este ou aquele jogador, a um ou outro lance de sorte ou azar ou a alguns erros dos árbitros.

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Há um outro “pormaior”.

Quando há não muito tempo, o FCP já só via o título como uma miragem, eliminado da CL por uns ignotos cipriotas, e até o agente de um intocável do plantel, Guarín, se dava ao luxo de criticar as opções técnicas, quando tudo aparentava desabar sobre um técnico sem pergaminhos ou consenso no balneário, vilipendiado por tudo e todos, o inefável P. da C. viu-se forçado a fazer prova do seu “panache”.

Não só manteve o técnico, como puxou as orelhas aos pretensos profissionais e despachou Guarin pela porta das traseiras da história do clube.
Ou seja, demonstrou que, mesmo nas Antas, não há lugar a cemitério de treinadores, os únicos jogadores que as Antas têm dado sepulcro são aqueles que se viram contra o clube que lhes deu fama e oportunidade.

Ora, infelizmente, o mesmo não acontece noutros clubes grandes, como é o caso do SCP que, em vez de estimar o seu plantel de formação, enviam “maçãs podres” para o concorrente ou o SLB antes da era Jesus, que até dispensou Mourinho, quiçá por incompetência, e proibira os adeptos de assistirem aos jogos do clube.

Cumprimentos

JR

Vic disse...

Meu caro JC

Como se vê, basta dois ou três desaires seguidos para fazer desmoronar uma série de teses, uma delas a de que o SCP se escudava na hora da derrota, nas actuações dos árbitros (obviamente, isto não se dirige a si, que ainda não lhe li críticas ao árbitro de ontem).
Mas em contrapartida, quer o presidente do SLB quer o seu treinador, foram pródigos nas mesmas, tendo as de Jesus até uma gravidade extra, uma vez que põe em causa a honorabilidade do bandeirinha, ao dizer que este terá visto o fora-de-jogo no último glo do FCP , mas não o quis marcar.
De repente, quando alguns já encomendavam faixas, o campeonato transforma-se num pesadelo, e mesmo o segundo lugar está em risco. Concordo consigo, a equipa não tem sido bem gerida. Mas digo mais, parece-me que o melhor que poderia acontecer ao Benfica, seria ser eliminado na 3ª feira, de modo a poder concentrar-se no campeonato. Se não, receio que o descalabro não fique por aqui.
Já agora, a quem continuamente se auto proclama o grande defensor da verdade desportiva, ficou-lhe mal ter antecipado o jogo para 6ª feira (é curioso verificar como há sempre uma jogada deste género antes dos jogos contra os adversários mais perigosos - no caso do SCP foi a rábula da gaiola). E no fim, até o tiro lhe saiu pela culatra.

Abraço

Vic disse...

Só mais uma nota: vamos ver como reagem agora os árbitros depois das palavras dos 2 responsáveis benfiquistas

JC disse...

Pois, JJ e LFV arriscam-se a levar pela "medida grossa". E justamente, devo dizer.
Já quanto às "jogadas", há diferenças: a "gaiola" antes do jogo c/ o SCP foi um disparate inoportuno, e quanto a tal coisa me manifestei em devido tempo. Já não tenho qualquer comentário negativo a fazer quanto à marcação do jogo de ontem p/ uma 6ª f. Se comentário negativa existe é quanto à inoportunidade da UEFA reservar para as selecções uma data em momentos cruciais dos campeonatos e da CL.
E hoje lá vamos estar os dois a torcer pelo Nacional...

Vic disse...

É verdade. Embora me pareça que, além do Braga estar forte - neste momento possui o armador de jogo português em melhor forma (Hugo Viana, mais uma das asneiras da direcção do meu clube), e um avançado cheio de moral (Lima), ao passo que o Nacional continua irregular. Também convinha que o Guimarães amanhã não repetisse a exibição de Braga e ganhasse ao Marítimo.
Ah! e já agora, o mais importante: que o meu clube fosse ganhar a Setúbal...

JC disse...

Hugo Viana joga de "cadeirinha" a 3 velocidades: devagar, devagarinho e parado. É uma invenção dos "media".

Anónimo disse...

Caro JC

Análise correctissima. Vimos o mesmo jogo.

Apenas acrescento que JJ não sabe gerir uma equipa (emocionalmente). Falta-lhe a liderança. Mas que equipa é esta que entra a jogar "com medo" do fêcêpê ?

Cumprimentos