quinta-feira, janeiro 06, 2011

Manuel Alegre, as Purdey e o meu elogio ao bom gosto.







Caro Manuel Alegre (apesar de não votar em si - há essa coisa da "política" - tomo esta liberdade de o tratar por "caro", como se faz com os amigos, forma de tratamento que não usaria com nenhum dos outros candidatos, muito menos com Cavaco Silva, nos quais também não votarei):
Não sei se chegou a comprá-las. Mas só o facto de as namorar uma vida (são assim os grandes amores!) é razão para lhe tirar o chapéu pelo bom gosto que demonstra. Fora eu rico e correria a oferecer-lhas (o bom gosto demonstrado bem o mereceria), embora me sujeitasse a que dissessem estaria a traficar favores. Estou certo o candidato Cavaco Silva, no seu ascetismo militante, nunca se apaixonaria por tal coisa tão politicamente incorrecta como um par de belas Purdey com os seus "Royal Warrants" bem em evidência. Mas para si, como para mim que também sou republicano, laico e tradicionalista (não confundir com conservador, e eu sei você entende isso), o bom gosto, a tradição e as paixões são assim assumidos, transversais, avassaladores, sem medos nem tibiezas. E devo dizer-lhe que não caçando (seria incapaz de matar um daqueles coelhitos de olhar vivo e orelhas espetadas), não me importaria nada de as ter cá por casa, olhando-as quando me sentisse mais deprimido com a ausência de bom gosto da maioria dos que me rodeiam neste país provinciano e triste. Demasiado "cavaquista" no espírito, ouso dizê-lo. Por isso, caro Manuel Alegre, embora não vá votar em si (ah!, essa coisa da política), dou-lhe os meus parabéns e peço-lhe - rogo-lhe, mesmo - que continue por aí a conceder-me a alegria do seu bom gosto em país de tristes, tal como já o fez quando eu ouvia o velho Adriano cantar os seus poemas no país ainda mais triste da pobreza, da ditadura e da guerra. Bem haja!, não é assim que se diz?

3 comentários:

EcoTretas disse...

Para além da situação vergonhosa em que se colocou, o pior para o poeta é mesmo o texto!!! Vejam a transcrição total do texto que fiz: http://ecotretas.blogspot.com/2011/01/purdeys-da-treta.html

Ecotretas

JC disse...

Já tinha lido o texto. Mas obrigado.

Karocha disse...

Mauzinho JC! ;-)