sexta-feira, janeiro 07, 2011

Uma história simples...

Aqui há uns anos, acho que cerca de vinte (por aí, mais coisa menos coisa - começo a estar velho) o Banco com o qual então trabalhava resolveu creditar-me em conta, por engano, uma quantia que não recordo. Acho que eram para aí cerca de duzentos contos (+ ou – €1 000), ou até mais um pouco, não me lembro bem. Para a altura era algum dinheiro; nada de especialmente relevante mas, mesmo assim, algo que não me poderia passar despercebido. Como não sou parvo, mas sabia que, mais menos menos mês, o Banco daria pelo erro, resolvi deixar por lá andar o dinheiro, incluindo-o numa aplicação segura, que me desse algum benefício, mas sabendo que teria que ter essa importância disponível mal o Banco a exigisse, o que veio a acontecer passado um pouco mais de uma ano (!). Fui honesto: disse-lhes que sim, que tinha dado por isso (pelo erro) desde o seu início mas que, como o problema era do Banco - com o qual, aliás, tinha e continuei a ter excelente relação - fui aproveitando, tendo devolvido a importância inicial mal feita a reclamação. O gerente de conta ainda se riu, e acabou por me pedir desculpa quando, em abono da verdade, era a mim que elas competiam. Pergunto-me: o que aconteceria se fosse hoje candidato a um cargo político e a história fosse divulgada?

8 comentários:

Abel Rosa disse...

Eras eleito à primeira volta!

JC disse...

Obrigado, Abel: já me fizeste soltar uma boa gargalhada!

Karocha disse...

LOOOLLL JC!

O Abel tem toda a razão :-)))

JC disse...

Karocha: a história é mesmo verdadeira!

Karocha disse...

Não tenho a mínima dúvida JC!

Mas o comentário do Abel é de ir às lágrimas ;-)))

Anónimo disse...

Caro JC

Passaria a ser assunto nacional.
Abertura de telejornais, primeiras páginas de jornais e outras coisas que tais.
Sim porque questões como, citando apenas um pequeno exemplo, crise social, crise económica, corrupção...são de somenos importância.
E que dizer do caso mais recente do BPN que continua a pagar milhões a empresas do grupo (galileo) com dinheiro que é nosso. Eu pago impostos e tenho-os em dia.
Mas estou de acordo com os outros comentários...eleição garantida à primeira volta...se o valor do erro tivesse mais uns zeros à direita.

Cumprimentos

JC disse...

Tem toda a razão! Faltam uns zeros à dtª nesta história. Mas se assim fora teria fugido para a Argentina! End of story!!!
Cumprimentos

joão boaventura disse...

Caro JC

Aconteceu-me o mesmo.
Fui à CGD, onde tenho conta, para tratar de vários problemas e, como estávamos na transição dos escudos para os euros, disse à empregada para fazer já a conversão, para começar a pensar euroticamente.

Lá fez a operação, entregou-me a caderneta e, quando cheguei a casa é que reparei que a conversão, pelos meus cálculos excedia a previsão. Além da minha conta convertida correctamente eu ficaria
com um bonus de 200.000 euros, e aí fiquei assustado, não por mim mas pela pobre empregada que me parecia em estágio e teria que arcar com a oferta involuntária.

Logo que verifiquei o engano - só quem não trabalha é que não se engana - apressei-me a telefonar à empregada para corrigir as contas e expliquei-lhe a razão, para o que deveria ir à minha conta verificar.

Agradeceu-me muito e ficou sempre reconhecida, cada vez que ia à CGD.