quinta-feira, janeiro 27, 2011

História(s) da Música Popular (174)


The Ivy League - "Funny How Love Can Be" (Carter & Lewis)


The Ivy League -"Lonely Room" (Carter-Lewis-Ford)

Carter & Lewis (V)

Vamos lá então e agora ao que mais importa quando falamos de Carter & Lewis. E o que mais importa é seguramente a Ivy League, trio formado em 1964 pelos mesmos mais Perry Ford e que nas suas harmonias vocais e estilo interpretativo muito já nos remete para a “sunshine pop” dos Association (por exemplo) e para “Let’s Go To San Francisco”, tema de Carter & Lewis entregue aos Flower Pot Men (1967) e já incluído no “post” anterior de “História(s) da Música Popular”.

Pois o primeiro “single” do trio, editado em 1964, chamou-se”What More Do You Want” e dele não reza a História. O sucesso chegou mesmo um ano mais tarde com “Funny How Love Can Be (Carter –Lewis), que chegou ao “top ten” no UK, “A” side de um "single" que incluía “Lonely Room” (dos mesmos + Perry Ford) no lado “B”. É um dos meus “B” side favoritos da Ivy League(o outro é “Rain Rain Go Away” – lá iremos) e por isso resolvi deixar aqui o disco completo do tempo em que não existiam “downloads”, mas sim discos com “A”sides e “B” sides que se vendiam em sítios tão improváveis como papelarias e lojas de artigos eléctricos.

Nota:
A melhor colectânea que conheço da Ivy League chama-se “The Major League” (2 CDs). Custa pouco mais de £8 na Amazon e reparo agora que a minha (diferentes grafismo e editora mas mesmo alinhamento) custou bem mais do que isso comprada em Londres já lá vão uns anos. Coisas...

3 comentários:

Vic disse...

Grande música, a dos Ivy League.
Também mandei vir a Major League de Londres e foi bem mais caro. Mas isso...o preço dos discos é quase como o do petróleo, para cima e para baixo.
Na altura, quando a classificação da música era bem mais simples, na minha discoteca mental, os Ivy estariam na mesma categoria dos Tremeloes, de Brian Poole.
Não sei se estarei errado, mas a afinação parece-me sempre muito parecida. Mesmo os Fortunes tinham alguma dessa sonoridade, embora menos nítida.

Abraço

(fico à espera de matéria sobre o P.J.Proby, de quem já não se ouve quase falar, mas que foi muito importante no panorama musical britãnico dos mid-60's)

JC disse...

Concordo c/ o que diz quanto aos Tremeloes. Quanto aos Fortunes têm um som mais "cheio", mais perto da "soul". Acho eu, que gosto de dizer coisas...
Abraço

JC disse...

Já agora, bem lembrado o P.J. Proby!