sexta-feira, janeiro 07, 2011

A CML já recolhe o lixo separado "porta a porta"

Em algumas zonas de Lisboa, a CML passou recentemente a recolher o lixo separado “porta a porta”, tendo para tal entregue bem explícitas instruções e os necessários contentores diferenciados. Mais do que um benefício, trata-se de um avanço civilizacional que se saúda. Espero agora o seguinte:

  1. Que os “alfacinhas”, tal como os restantes portugueses sempre prontos a vociferar contra “quem manda”, cumpram a sua parte do contrato, separando o lixo cuidadosamente de acordo com as instruções. Sim, eu sei que dá trabalho e até pode requerer a compra de um caixote de lixo doméstico adequado e de sacos para tal fim em vez dos malfadados sacos de plástico utilizados para transporte das compras do supermercado, tão do agrado dos portugueses para o usar com o lixo, mas que, por inadequados, acabam por deixar entornar o dito lixo tornando o ambiente pestilento.Mas verão que sai bem mais barato do que as próximas férias na “república”, um novo Plasma” e até do que um DVD com os últimos episódios de uma das séries da FOX.
  2. Que este seja finalmente o caminho para acabar com a autêntica praga de lixeiras urbanas a céu aberto que dão pelo pomposo nome de “Ecopontos”.
  3. Que o executivo de António Costa implemente, finalmente e conforme promessa eleitoral, a nova divisão administrativa do concelho, acabando com a aberração de uma cidade de menos de 700 000 habitantes dividida em 53 freguesias, algumas com 300 eleitores. Já existe pelo menos um projecto...

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Não tinha ainda conhecimento desta noticia.
Uma iniciativa que deve ser saudada.

JC disse...

Na zona onde mora a minha mãe (Av. de Roma) já está em prática. Tanto quanto me infotrmaram na CML, vai ser estendida progressivamente a outras áreas. "Hope so".