sexta-feira, janeiro 14, 2011

João Marcelino e a " falta de ideia global para a sociedade portuguesa"

João Marcelino, director do DN, afirma à TSF que "falta uma ideia global para a sociedade portuguesa".

Gostaria de lembrar a João Marcelino que ideias globais para as sociedades a que presidiam tinham-nas Hitler, Stalin, Mussolini, Franco, Salazar, Pol Pot e, actualmente, tem-na o Grande ou Querido Líder de Pyongyang. A ideia global para a sociedade portuguesa chama-se democracia, o que significa que compete aos portugueses definirem a cada momento, no quadro legal democrático e respeitando os seus princípios fundadores e universalmente aceites, incluindo o respeito pelas minorias, os caminhos que vão pretendendo seguir.

Confesso que quando vejo o director de um jornal que se pretende de referência(?) fazer afirmações deste tipo, um arrepio de medo me percorre a espinha.

2 comentários:

gin-tonic disse...

Para que a Democracia floresça, e se consolide, é necessário, acima de tudo, educação cívica. No tempo da ditadura gente como António Sérgio, e outros, lutaram por isso, mas, dadas as dificuldades daqueles tempos, são escassos os resultados. Hoje, praticamente ninguém sabe quem foram esses mestres e o 25 de Abril acabou por dar expansão a essa coisa que dá pelo nome de “jornalismo de sarjeta”, ou, como tu dizes, o “povo da SIC”, e de que os marcelinos, os rangeles, os monizes, outros que tais, são legítimos representantes. Vê-los perorar sobre ideias para a sociedade portuguesa é algo que, amiúde, me coloca no limiar do vómito.

JC disse...

Pois é, Gin-Tonic, deviam ter tido tempo e curiosidade para ler e aprender umas coisas... Assim, acho nem percebem os disparates que dizem...