domingo, janeiro 23, 2011

Relexões após uma noite muito fria na "Catedral"

Muito frio na “Catedral” ontem há noite (4º agravados com wind chill na hora do regresso a casa), mas deu para ver que a equipa está mais confiante – por isso, mais “solta” – e que Sálvio, além de largura e profundidade atacante, deu á equipa uma agressividade no último terço do campo que até aqui pouco se via. Mas atenção:
  1. A equipa continua a perder demasiadas vezes a bola em zonas onde isso não pode acontecer, fruto de um futebol por vezes vistoso mas também demasiado “curto” e individualista. Contra equipas de outro nível, pode ser muito complicado. Quem viu ontem o Man. United percebeu como é possível jogar largo, simples e bonito: três ou quatro passes e bola na baliza.
  2. Alguma desconcentração, o que se compreende. A ganhar por 3-0 e com o FCP oito pontos à sua frente e o SCP a igual distância atrás de si, é natural que a equipa interiorize que “les jeux sont faits”.
  3. Se David Luiz (não jogou ontem, castigado) sair agora (e por vinte e muitos milhões, não vejo porque não), isso “mexerá” com alguns princípios de jogo da equipa. Com a sua agressividade e rapidez de arranque, David Luiz vem muitas vezes dobrar à esquerda, permitindo maior liberdade a Coentrão. Mais: a sua capacidade técnica permite-lhe “sair a jogar”, ganhando mais um elemento no meio-campo e equilibrando um sector onde apenas Javi Garcia tem poder físico-atlético e inegáveis competências defensivas. Portanto, ou a equipa tem um copycat de David Luiz, mesmo que um pouco pior, ou terá que proceder a algumas modificações nestes princípios.
  4. Faz falta à equipa, neste momento, um verdadeiro teste às suas capacidades, num campeonato muito desequilibrado. Venha rapidamente o VfB Stuttgart.

4 comentários:

Karocha disse...

Credo JC!
Eu vi quentinha...
A TVI deu em directo.

JC disse...

Não sou benfiquista de sofá!!!

Karocha disse...

JC
Tem camarote?
É que assim eu também vou :-)

JC disse...

Não. Tenho Red Pass para o 3º piso (fila H, sector 26). No estádio não faz mtº frio, pois as bancadas e a cobertura abrigam. Cá fora era bem pior.