sexta-feira, janeiro 30, 2009

História(s) da Música Popular (115)

Howard Tate - "Get It While You Can" (Jerry Ragovoy-Mort Shuman)

Janis Joplin - "Try (Just A Little Bit Harder)" (Jerry Ragovoy)
Jerry Ragovoy (III)
Lorraine Allison (1931-1983) teve pelo menos um problema na vida – que, na realidade, foram dois tal como as cinco partes do mundo são três, Europa e Ásia -: dois dos seus mais bem conseguidos originais, ambos escritos por Jerry Ragovoy, tiveram muito mais sucesso através de cover versions do que por seu intermédio. Um deles é este “Try (Just A Little Bit Harder)” conhecido em todo o mundo através da interpretação de Janis Joplin. O outro... Bom, o outro veremos daqui a uns dias, já que como nas histórias aos quadradinhos é bom sempre deixar um pouco de suspense.

Mas o que é um facto é que o mesmo aconteceu com o talentoso Howard Tate (1939), que gravou para etiquetas tão acima de qualquer suspeita (em termos de qualidade, entenda-se) como a Verve e a Atlantic, cujo maior sucesso aconteceu via Janis Joplin quando esta se lembrou de gravar um seu original também escrito por Ragovoy, “Get It While You Can”.

Mas é destas pequenas coisas, “enganos de alma”, que também se faz a vida. Injusta? Mas alguém duvida da justiça que fez triunfar Janis Joplin? E, além de tudo o mais, que graça teria a vida se, como nas histórias de cavalaria, os bons triunfassem sempre? De que se ocupariam então os “lutadores de causas perdidas”?

Sem comentários: